top of page

PROTEJA SEU PET CONTRA A RAIVA



A vacinação anti-rábica é muito importante para os cães e gatos. A raiva é uma doença contagiosa causada por um vírus e pode ser transmitida também para o homem. O animal contaminado pode apresentar diversos sintomas, entre eles, agressividade, paralisia motora, mudança de hábitos e comportamentos. Nos humanos, os sintomas são semelhantes aos que ocorrem nos animais.

Além dos cães e gatos, outros animais também podem ser transmissores da raiva, como morcegos, eqüinos, bovinos, ovinos e caprinos. Mas, o maior transmissor da doença é o cachorro. A forma mais eficaz de controle e proteção da doença é a vacinação.

A transmissão da raiva para os humanos pode ser através de mordidas e arranhões provenientes dos animais doentes. Por isso, evite tocar em animais estranhos ou adoentados e não mexa com eles quando estiverem se alimentando. Geralmente, os animais têm medo de perder o alimento e podem revidar com mordidas.

No caso de ataque de qualquer animal, sadio ou não, o que se deve fazer é lavar imediatamente o local com água e sabão, e procurar imediatamente um serviço de saúde.

Mas a raiva tem tratamento? A doença nos animais é incurável e a vacina ainda é a única maneira de controlá-la. O animal com suspeita de raiva deve ser isolado e ficar em observação. Na maioria dos casos, o cão é sacrificado. Animais sadios que foram mordidos por um animal doente devem ser revacinados e ficar em observação durante noventa dias. Este período é importante para avaliar o comportamento do animal.

Nos humanos, não existe um tratamento específico para a doença, por isso a profilaxia pré ou pós- exposição ao vírus rábico deve ser adequadamente executada, apesar de casos raríssimos de cura. A avaliação médica, portanto, é fundamental para o diagnóstico, pois a doença pode ser fatal.

Vacine sempre o seu pet. A vacinação é obrigatória por lei e acontece anualmente. A saúde de seu animal depende de você. Acompanhe o calendário de vacinas e proteja o seu bicho de estimação contra a raiva.

Cristina Couto

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FILMES DE NATAL PARA ASSISTIR COM OS PETS

Então é Natal! Chegou a data mais esperada do ano, quando o clima de fraternidade toma conta das ruas e as famílias se reúnem para agradecer e celebrar tudo que foi conquistado ao longo dos doze meses

Comments


bottom of page