top of page

DIARREIA - POR QUE E COMO ELA ACONTECE



>A diarreia é uma disfunção do sistema intestinal bastante incômoda. Ela pode ser resultado de várias doenças ou de condições alimentares inadequadas e se caracteriza pelo aumento e frequência das fezes, assim como sua apresentação em estado mais aquoso. Pode ocorrer em cães e gatos. Ao começo dos sintomas, é importante ficar atento à evolução do quadro e aos cuidados necessários. Confira os detalhes!

Como saber se o meu pet está com diarreia?

A diarreia provoca o aumento da frequência e do volume das fezes, assim como a diminuição de sua consistência. Também podem ocorrer muco, sangue, gordura ou comida não digerida. Então, observe as fezes para verificar se estão nessas condições.

O que pode causar essa disfunção?

As causas são variadas, podendo oscilar entre bactérias, vírus, parasitas intestinais, stress, substâncias tóxicas, alergia alimentar, alterações bruscas na alimentação, disfunções em determinados órgãos como o fígado, pâncreas, rins etc. O veterinário terá que avaliar a causa, para diferenciar entre uma diarreia não específica e um problema de saúde mais sério.

Como tratar?

Para tratar seu animal de estimação com diarreia, é preciso determinar a causa. O veterinário fará um exame clínico no seu cão ou gato e vai questionar você sobre o histórico médico do bichinho, dieta e rotina diária. De acordo com as condições, ele poderá pedir análises sanguíneas, radiografias ou outros exames. Talvez seja preciso diminuir a comida durante um ou dois dias, aumentando o fornecimento de água para evitar a desidratação. Depois, basta seguir os procedimentos indicados e aguardar a melhora.

A escolha da ração adequada também pode evitar problemas digestivos no seu animal. Por isso, opte sempre por um alimento balanceado, nutritivo e gostoso!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CÁLCULOS URINÁRIOS EM GATOS: COMO PREVENIR?

Quem tem um bichano em casa sabe bem que, normalmente, ele não é muito fã de água e, por isso, ingere pouca quantidade ao longo do dia. Esse hábito adquirido dos seus ancestrais - que não bebiam água

DERMATITE PSICOGÊNICA: COMO PROTEGER O SEU GATO?

Dermatite Psicogênica, popularmente conhecida como Dermatite por Lambedura, é um problema de pele bastante comum nos gatos, geralmente causado por estresse, que leva o animal a se lamber excessivament

bottom of page