top of page

COMO PROTEGER SEU CACHORRO DA GRIPE CANINA


As baixas temperaturas também afetam a saúde dos animais de estimação e eles são acometidos principalmente pelas doenças respiratórias. Hoje nós vamos falar dos cães, que costumam apresentar sinais clínicos que lembram muito o resfriado humano, com tosse, espirros, febre, coriza e até falta de apetite.

A esses sintomas dá-se o nome de “tosse dos canis”, embora alguns especialistas prefiram chamá-la de gripe canina. É importante você saber, no entanto, que a doença pode aparecer em qualquer época do ano, com grande incidência no outono/inverno.

Ela é causada por vírus, bactérias ou fungos e é altamente contagiosa entre os cães através do contato direto entre os animais. Os humanos não transmitem gripe para os cães e muito menos para os gatos.

Além das doenças respiratórias, os animais idosos com problemas osteoarticulares como artrose, calcificações na coluna ou hérnia de disco, passam a sentir mais dor quando expostos a baixas temperaturas.

Por falar nisso, é importante ressaltar que os cães também sentem frio, afinal são mamíferos de sangue quente como nós e por isso a maneira como sentimos as temperaturas é parecida em vários aspectos. Agora, a forma como eles são constituídos é que aponta diferenças consideráveis.

Algumas raças são melhor preparadas para enfrentar o inverno, como Husky Siberiano, Malamute do Alaska, Kuvasz, Golden Retriever, São Bernardo e Terrier Tibetano. Eles têm pelagem dupla que os ajuda a isolar do frio.

Já no caso do Dálmata, Labrador, Buldogue Francês, Dobermann e outros, a constituição física é de pouca gordura corporal e uma pelagem curta, portanto, essas raças não são tão preparadas para sentir frio intenso.

Levando em consideração todas as situações citadas, o melhor que temos a fazer é cuidar deles de uma maneira mais especial, para que possam enfrentar melhor esse período. Eis algumas dicas importantes:

  1. evite banhos em dias muito frios e até mesmo diminua a frequência deles

  2. mantenha a pelagem do animal mais comprida nessa época

  3. vista-o com roupinha, mas lembre-se que somente os animais de pelagem curta gostam dessa proteção

  4. leve o seu cão para passear somente nos horários mais quentes do dia

  5. aumente entre 20 e 30% o alimento dele nessa época do ano

Enfim, invista na saúde do seu totó, assim ele resistirá melhor ao frio que, em determinadas regiões do país, está muito difícil de ser suportado.

 

Veja também:

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FILMES DE NATAL PARA ASSISTIR COM OS PETS

Então é Natal! Chegou a data mais esperada do ano, quando o clima de fraternidade toma conta das ruas e as famílias se reúnem para agradecer e celebrar tudo que foi conquistado ao longo dos doze meses

Comments


bottom of page