top of page

SEU CACHORRO OU GATO TEM UM SORRISO FELIZ?


Um estudo feito pela Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (ABOV) confirma que a população nacional conhece pouco sobre a importância da higiene oral dos animais de estimação. E muito menos sobre a doença periodontal que acomete mais de 85% deles.

De um modo geral as pessoas acreditam que seus animais estão livres das doenças orais e mesmo quando percebem aquele “bafo” acham que é normal, mas não é. O mau hálito é decorrente, entre outras causas, da placa bacteriana que se acumula sobre os dentes e essa placa é composta por proteínas, células mortas e de descamação, saliva, resto de alimentos e principalmente bactérias. O resultado da fermentação de tudo isso é aquele terrível mau cheiro.

Manter a higiene bucal dos animais é tão importante como os outros cuidados, incluindo o carinho que você deve sempre dispensar a eles. Existem regras fundamentais, que devem ser observadas e a primeira delas é um exame periódico completo, feito por um médico veterinário. Outra medida importante é manter uma rotina de higiene bucal em casa e ela deve ser levada muito a sério. Importante ressaltar que, no caso dos cães, quanto menor a raça maior o cuidado com a higienização da boca (Yorkishire Terrier, Maltês e Poodle). Já nos gatos, como a anatomia é diferente, não é possível dizer quais as raças mais propensas aos problemas bucais.

E o mais sério é que os danos causados pela falta de escovação não se restringem apenas à boca. Segundo especialistas, ela pode causar até mesmo infecções nos rins, no fígado, no coração e nas articulações. De um modo geral os problemas são percebidos com o mau hálito e uma mudança nos hábitos de comer.

Para facilitar a prevenção o primeiro passo é a escovação regular dos dentes, feita com escovas e pastas especialmente formuladas para animais. Nunca use dentifrícios humanos porque eles contêm substâncias nocivas aos animais, podendo causar intoxicação e problemas estomacais. A escovação deve ser feita pelo menos uma vez ao dia. Ração seca auxilia no controle da placa bacteriana e você pode estimular seu amiguinho a brincar com mordedores, bolinhas e outros brinquedos especiais para higiene dental. E agora aprenda os segredinhos para você adestrar seu cão ou gato a escovar os dentes:

- Acostume o animal a receber carinhos ao redor do focinho, tocando também os lábios e a superfície dos dentes,

- Sempre que ele aceitar um carinho por um tempo mais prolongado, leve-o para passear ou ofereça um biscoitinho,

- Quando ele estiver habituado com os carinhos no focinho e nos dentes, enrole um lenço ou uma gaze no dedo indicador e massageie dentes e gengiva,

- Habituado ao contato bucal, passe para a escova de dente. Primeiro, escove os dentes da frente fazendo movimentos circulares e depois, da gengiva até a ponta dos dentes. Quando ele já estiver acostumado, tente escovar os dentes posteriores com os mesmos movimentos.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FILMES DE NATAL PARA ASSISTIR COM OS PETS

Então é Natal! Chegou a data mais esperada do ano, quando o clima de fraternidade toma conta das ruas e as famílias se reúnem para agradecer e celebrar tudo que foi conquistado ao longo dos doze meses

Commentaires


bottom of page