top of page

SETE CUIDADOS COM O SEU GATINHO FILHOTE


A fase inicial da vida do seu gato é importante para a construção de sua personalidade. Após o desmame, o filhote começa a conhecer o ambiente em que vai viver e se inserir na rotina da família humana. As principais dificuldades dos donos de primeira viagem é a adaptação do filhote com a dieta seca e em estabelecer para o animal os locais onde ele irá dormir e fazer suas necessidades fisiológicas.  Em geral, os gatos nascem com a característica inata de urinar e defecar em areia, portanto, proporcionar ao filhote uma caixa de areia adequada é o suficiente para estimulá-lo a usar o seu “banheiro”.

Selecionamos algumas dicas que podem lhe ajudar nessa fase tão especial, que é receber e adaptar o filhote à nova casa.

1. Cuidados com a saúde: para garantir um desenvolvimento saudável, é importante iniciar os protocolos vacinais e de vermifugação logo nos primeiros meses. Essa medida garante que o filhote esteja protegido contra as principais doenças relacionadas com a espécie. Confira as dicas da Quatree sobre vacinação.

2. Castração: Caso seja essa a opção do dono, a castração deve ser realizada o quanto antes. Leia sobre a importância da castração para os pets.

3. Alimentação: Em geral, os gatos filhotes se adaptam bem ao alimento seco sem apresentarem dificuldade em mastigar os grãos. Forneça a quantidade de alimento recomendada em três porções diárias.

4. Hora de dormir: Os gatos podem dormir por até 18 horas por dia, por isso, providencie um cantinho aconchegante para ele. Se você quiser que seu bichinho durma com você, saiba que ele pode interromper seu sono durante a noite. Neste caso, procure não dar atenção, assim ele não acordará você repetidamente.

5. Bandeja sanitária: A bandeja sanitária deve ter o tamanho equivalente a pelo menos uma vez e meia o tamanho do gato. Coloque-a em um local tranquilo, de fácil acesso e longe das áreas de maior circulação da casa. Ela não deve ser movida para diversos lugares. Limpe os dejetos da bandeja duas vezes ao dia e troque o granulado, completamente, uma vez por semana.

6. Limpeza: Os gatos se lambem para se manterem limpos, portanto, eles não precisam de banho. Certifique-se de que os olhos e os ouvidos estejam limpos, claros e livres de secreções. Além disso, as garras são importantes para os gatos, por isso, providencie um poste arranhador para ajudar a apará-las. Você também pode levá-lo ao veterinário para cortar as unhas.

7. Brinquedos: não forneça ao animal brinquedos que ofereçam risco a ele, como peças pequenas que podem ser engolidas e comprometer a saúde do pet. Geralmente, brinquedos que estimulam a inteligência são ótimos para o aprendizado do filhote. Os brinquedos assumem papel no enriquecimento ambiental, desviando a atenção do filhote dos móveis e objetos da casa.

E não se esqueça: se você tiver alguma dúvida sobre o que fazer com o seu bichinho nesses primeiros meses, procure um médico veterinário.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FILMES DE NATAL PARA ASSISTIR COM OS PETS

Então é Natal! Chegou a data mais esperada do ano, quando o clima de fraternidade toma conta das ruas e as famílias se reúnem para agradecer e celebrar tudo que foi conquistado ao longo dos doze meses

bottom of page