Você e sua família adoram o gatinho de estimação, da mesma forma em que admiram a pelagem bonita dele, suave e extremamente agradável ao toque. Mas convenhamos: é difícil lidar com tanto pelo espalhado pela casa, não é verdade?
Basta passar a vassoura para perceber como eles se juntam rapidamente, parecendo ser possível fazer um bicho de pelúcia. É normal a queda de pelos dos gatos, aliás, a troca dos velhos e mortos pelos novos e sedosos é o que mantém o seu animal belo.
No entanto, alguns fatores podem contribuir para a queda exagerada e um deles é a carência nutricional. Uma alimentação caseira pode até ser mais barata mas, na maioria das vezes, apresenta falta ou excesso de proteínas, vitaminas e outros elementos necessários. Por isso nunca abra mão de uma ração balanceada e de boa qualidade.
Outro problema que provoca a queda excessiva de pelos é o estresse provocado pela mudança de casa, muito barulho, etc. Assim, o recomendável é que seu animal de estimação tenha sempre boas condições de descanso e tranquilidade.
Mas é claro que diminuir a queda dos pelos jamais significará acabar com eles, então o melhor que você tem a fazer é encontrar boas alternativas de minimizar o problema. Aprenda algumas dicas:
Endereço certo para descanso
Tente acostumar o gato a dormir e repousar em um só local que seja lavável, podendo ser uma caminha ou um cantinho confortável. Os pelos ficarão concentrados ali, podendo ser removidos com mais facilidade.
Capa nos estofados
Projeta seus móveis e principalmente os sofás com capas removíveis e laváveis. Já nos dias especiais, retire as capas para receber as visitas.
A hora do banho
Os banhos de rotina devem ser realizados com intervalos não inferiores a uma semana, mediante a utilização de produtos apropriados para a pele felina.
Escovação semanal
Além da saúde em geral e da boa alimentação é indispensável a limpeza do gato com escovas de cerdas adequadas, que não lesionem a pele. No caso daqueles de pelo curto o cuidado deve ser semanal, já com os gatos de pelo semi-longo ou longo, isso deve ser feito diariamente.
Alguns gatos adoram ser escovados, aproveitando ao máximo esse momento extremamente agradável e de cumplicidade com o dono. Outros não gostam e, nesse caso, você terá que aumentar a dose de paciência para que o procedimento seja prazeroso. O ideal é habituar seu gato, escovando-o sempre à mesma hora e de forma calma, para que ele se habitue à rotina.
Com essas dicas e boas doses de carinho, com certeza a sujeira da casa será diminuída e a pelagem do gato ficará cada vez mais bonita e saudável.
Comments