top of page
Foto do escritorQuatree Pet

QUEDA DE PELOS



Saiba por que ela acontece

De forma geral, para cães e gatos existem dois tipos de queda de pelos: a causada por fatores fisiológicos e a causada por dermatopatia ou doença de pele. A primeira delas pode ser normal e não altera consideravelmente a estrutura dos fios. Já a segunda exige a consulta com um veterinário para o diagnóstico correto e, assim, o tratamento adequado.

É importante que o dono do pet o observe para verificar em qual caso ele se enquadra. Inicialmente, ressalta-se que a forma fisiológica não provoca grandes modificações à pelagem, que permanece quase normal, sem falhas significativas pelo corpo do animal. Por outro lado, quando ocorre uma doença aparecem falhas grandes, a pele pode apresentar machucados e lesões e o pelo parece quebradiço e ressecado.

Alimentação

Um dos fatores que também pode provocar a queda de pelos em cães e gatos é a alimentação inadequada, ou seja, problemas nutricionais. Inclusive, se a causa não for uma doença, é possível controlar a queda por meio de uma refeição balanceada.

Por isso, ao optar por uma ração, escolha aquela de qualidade, cuja composição contenha todos os ingredientes e nutrientes necessários para a saúde, o bem-estar físico e a manutenção da boa pelagem do animal.

Escovação

É muito importante também que se faça no bichinho uma escovação diária, para auxiliar na retirada da pelagem morta. Ela deve ser excluída, para que os pelos restantes possam “respirar” e a pele se recuperar da doença ou de outro fator causador da queda. Nesse período você vai precisar se adequar aos transtornos provocados pelo excesso de pelos pela casa, fazendo uma faxina com mais frequência, passando aspirador e pano no chão. 

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CÁLCULOS URINÁRIOS EM GATOS: COMO PREVENIR?

Quem tem um bichano em casa sabe bem que, normalmente, ele não é muito fã de água e, por isso, ingere pouca quantidade ao longo do dia....

Comments


bottom of page