Um fator que preocupa os donos de cães é o peso. Quando nasce, quando atinge uma certa idade e assim por diante. A preocupação origina-se principalmente porque esse item tem relação com a saúde e o bem-estar do animal. Mas não se preocupe se o peso do seu companheiro é diferente do vizinho! Cada raça tem uma média de peso e isso varia de acordo com muitos fatores, como por exemplo: idade, forma de alimentação, alergias, atividades que pratica, dentre tantas outras.
Para saber se seu totó está abaixo do peso, é necessário consultar um veterinário de confiança e seguir as orientações dele, nem sempre cachorros magros não estão saudáveis ou são feios, isso varia também de acordo com a raça, existem cães fortes que são bastante magros.
O cão da raça Whippet é originalmente magro, mas considerado um dos cachorros mais velozes. São aptos para corrida, alcançando até 56km/h.
Agora, se você já consultou e tem certeza que seu companheiro está abaixo do peso, saiba que existem algumas variações para a magreza dele, que são elas:
Cão Emaciado: Cães emaciados são cães excessivamente magros, com aparência doentia. Suas costelas, vértebras lombares, ossos pélvicos e todas as proeminências ósseas são muito evidentes. Nenhuma gordura corporal pode ser percebida.
Cão Muito Magro: Um cão muito magro pode ser reconhecido por suas costelas, vértebras lombares, e todos os demais ossos serem facilmente visíveis e nenhuma gordura palpável.
Cão Abaixo do Peso: Um cão abaixo do peso não é nem magro e nem está no peso ideal, eles possuem costelas facilmente palpáveis, com pouquíssima gordura. Sua cintura é facilmente notada, quando vista de cima, e o abdômen afinado, quando visto do lado.
Segue imagem comparativa:
Se acabou de adotar o seu cachorro e ele vem da rua ou teve problemas, é normal que não coma com regularidade no início. É importante dosear o seu alimento em pequenas quantidades até que ele recupere o seu peso. Não é recomendável que sobrealimente o animal. Em pouco tempo será capaz de notar melhorias. Veja algumas fotos dessas melhorias:
Lembre-se que seu amigo precisa de atenção e cuidados. Isso não significa que deve dar comida excessivamente. Siga as instruções do veterinário e deixe seu parceiro saudável!
Comments