Certamente você já pegou seu cão comendo grama ou já viu essa cena com cachorros de outras pessoas. Mas não se preocupe: comer grama não vai matar o animal, no entanto é um sinal de alerta, pois quando ele faz isso é porque tem alguma coisa errada.
Estamos falando de dor de barriga. A enfermidade é muito comum entre os cachorros e diante do desconforto que isso causa, eles comem grama justamente para buscar uma substância que vai aliviar a dor.
É que a grama provoca vômitos e é assim que eles colocam para fora o que está incomodando e causando o desconforto. Mas fique atento, porque se o seu cão está comendo grama com alta frequência isso pode significar problema gástrico mais sério, daí a orientação para uma consulta veterinária.
Mas a dor de barriga não é a única causa que faz os cães comerem grama ou outro tipo de mato. Segundo especialistas há outros motivos para esse comportamento e a curiosidade é um deles. A cor, o sabor e formato da grama já são particularmente atraentes para o cachorro, que coloca a grama na boca como simples forma de matar a curiosidade ou até mesmo por tédio.
A fome também é outro fator. Os cachorros comem grama por considerá-la um alimento e o fazem principalmente quando sentem fome. A ansiedade também provoca o animal a essa conduta. Pouca atividade física e mental pode desencadear estresse e ansiedade neles. Por isso, comer grama, latir muito e mudanças bruscas de comportamento são alguns indícios que algo não está bem com o pet.
Diante dessas informações, certifique-se que seu cão está recebendo os cuidados mínimos, pois como abordamos no início, ninguém precisa se preocupar se o cachorro está se alimentando de grama. A questão é saber que alguma coisa está incomodando ele.
Comments