Como escolher comedouros e bebedouros
“Dá gosto comer num prato bonito. Até aumenta o apetite!”. A frase, comumente dita em reuniões de família e restaurantes, tem mesmo um fundo de verdade. O apelo visual é um dos ingredientes do bom paladar, pois pode estimular a fome e tornar a hora da refeição mais agradável.
Para os pets isso também funciona. As provas são os comedouros e bebedouros coloridos, com ilustrações, imagens temáticas e formatos diferentes. Mesmo que cães e gatos enxerguem menos as cores do que os humanos, essas vasilhas são atrativos especiais, que “chamam” para a ração, informam que é hora de comer, controlam a quantidade de alimento, estimulam a vontade e representam a alegria, quando cheias! Às vezes, transformam-se até em brinquedos, no caso de um animalzinho filhote mais brincalhão.
Materiais certos
Mas além do aspecto visual, é importante escolher os comedouros e bebedouros no âmbito do material usado para sua confecção. Essa escolha vai determinar a limpeza, a qualidade e a manutenção da ração e a saúde digestiva do animal.
Alguns materiais são tóxicos e devem de fato ser evitados. Não compre, por exemplo, os de alumínio, pois liberam toxinas que podem prejudicar o animal. As indicadas são as de plástico (leves e práticas), cerâmica (que requerem um tratamento antes do uso), aço inox e vidro.
As duas últimas são as melhores, pois não soltam resíduos na água e na ração, são fáceis de lavar e não fornecem orifícios para que as bactérias se alojem. As de aço inox costumam ser bem caras, mas valem o investimento, pois duram muito tempo. Sobre as de vidro, o cuidado vai para que não se quebrem e machuquem o bichinho. Então, atenção!
E lembre-se: tão importante quanto a vasilha em que seu pet come, é a ração que o alimenta. Escolha a opção mais nutritiva e saborosa!
Comments