top of page

OS CÃES POSSUEM MAIS DE 100 EXPRESSÕES FACIAIS - APRENDA COMO IDENTIFICAR COMO ESTÁ SEU ANIMAL

Falar, os cães não falam. Mas, isso não os torna incomunicáveis. Essa frase pode parecer um pouco confusa, mas já está comprovado cientificamente que apesar de não falarem, eles se comunicam muito através de expressões faciais.

Esse estudo foi realizado na Azabu University, no Japão, e publicado na conceituada revista Behavioural Processes. Através de experimentos, os pesquisadores comprovaram que os cães utilizam diferentes expressões para demonstrar suas emoções.

Trata-se de movimentos faciais como, por exemplo, mexer a sobrancelha ou as orelhas. Ao avistar um estranho, a primeira reação é levantar as orelhas. Já ao ver o dono, eles normalmente levantam a sobrancelha.

Os movimentos corporais também indicam emoções. Quando ele balança o corpo é sinal de relaxamento. Quando dois cães mantém contato visual e um deles pisca e olha para o lado oposto, significa que ele está tentando aliviar uma tensão.

A pesquisa mostrou também que os cães não gostam de ser observados diretamente no olho, quando encarados pela primeira vez. Portanto, finja que ele não está ali, evitando dele se sentir ameaçado.

Outras revelações importantes são que os cães se comunicam bastante pelos olhos. Um cachorro pode, dentro dos seus limites, variar a forma e o tamanho de seus olhos ou a direção e a intensidade deles. Os olhos que parecem maiores que o normal geralmente indicam que eles se sentem ameaçados de alguma maneira.

Se parecerem menores que normalmente são, isso também pode significar que ele está assustado ou estressado. Os cães que sentem dor costumam ter os olhos semicerrados.

Além disso, a boca também revela muita coisa. Se um cachorro está com a boca bem fechada é sinal de tensão. No caso de manter a boca fechada, mas estar com os músculos suaves, não há motivo para se preocupar. Por outro lado, a boca tensa fechada pode indicar incômodos físicos.

Se você perceber que está saindo um pouco de baba, caso isso não seja próprio da raça e aconteça constantemente, é provável que seu animal de estimação tenha medo ou então a saúde dele esteja sendo afetada de alguma forma.

E uma última informação interessante: além de se comunicar por expressões faciais, os cães reconhecem as expressões dos donos. Eles sabem diferenciar quando os humanos fazem expressões felizes ou irritadas.

 

Aprenda um pouquinho mais:

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CÁLCULOS URINÁRIOS EM GATOS: COMO PREVENIR?

Quem tem um bichano em casa sabe bem que, normalmente, ele não é muito fã de água e, por isso, ingere pouca quantidade ao longo do dia. Esse hábito adquirido dos seus ancestrais - que não bebiam água

DERMATITE PSICOGÊNICA: COMO PROTEGER O SEU GATO?

Dermatite Psicogênica, popularmente conhecida como Dermatite por Lambedura, é um problema de pele bastante comum nos gatos, geralmente causado por estresse, que leva o animal a se lamber excessivament

bottom of page