Você adora seu gato de estimação, mas nunca se perguntou sobre os bigodes dele, certo? Caso a resposta seja afirmativa você faz parte da grande maioria de pessoas, identificadas através de pesquisas, que acreditam que esses pelos maiores existem apenas para dar charme aos bichanos.
A verdade é completamente diferente porque os bigodes também são responsáveis pelas habilidades sensoriais avançadas dos gatos. Como eles possuem hábitos noturnos, precisam contar com sentidos aguçados para conseguir se esgueirar pela escuridão e fugir em casos de perigo.
Esses sensores permitem que os gatos sintam o que acontece ao redor deles, contando não apenas com a visão, mas com um conjunto que ajuda a perceber algum deslocamento de ar estranho ou a presença de alguma pessoa desconhecida.
Os pelos são flexíveis, grossos e longos, sendo conhecidos também como ‘pelos tácteis’ ou vibrissas. Como estão localizados em linhas horizontais na região fofa entre a boca e o nariz, são bastante visíveis.
Os fios mais elevados têm uma movimentação independente, diferente dos inferiores, para a obtenção de medições ainda mais precisas e exatamente por isso eles nunca devem ser cortados nem aparados.
Se houver algum problema que ocasione a perda deles, deixe seu bichano dentro de casa por alguns dias até que cresçam novamente. Assim como o cabelo dos seres humanos eles crescem, em média, mais de 1 cm por mês.
Outra informação que poucos sabem é que, além das propriedades sensoriais, o bigode de um gato também indica seu humor. Quando o animal está bravo ou na defensiva, o bigode fica para trás. Ao contrário, quando ele está feliz, curioso ou contente, o bigode fica mais relaxado para a frente.
E, finalmente, você precisa saber que geralmente os gatos possuem uma dúzia de bigodes de cada lado do focinho. Você já contou a quantidade deles no seu gatinho de estimação?
Comments