top of page

OS BIGODES DO SEU GATO ESTÃO SAUDÁVEIS?


A verdade é completamente diferente porque os bigodes também são responsáveis pelas habilidades sensoriais avançadas dos gatos. Como eles possuem hábitos noturnos, precisam contar com sentidos aguçados para conseguir se esgueirar pela escuridão e fugir em casos de perigo.

Esses sensores permitem que os gatos sintam o que acontece ao redor deles, contando não apenas com a visão, mas com um conjunto que ajuda a perceber algum deslocamento de ar estranho ou a presença de alguma pessoa desconhecida.

Os pelos são flexíveis, grossos e longos, sendo conhecidos também como ‘pelos tácteis’ ou vibrissas. Como estão localizados em linhas horizontais na região fofa entre a boca e o nariz, são bastante visíveis.

Os fios mais elevados têm uma movimentação independente, diferente dos inferiores, para a obtenção de medições ainda mais precisas e exatamente por isso eles nunca devem ser cortados nem aparados.

Se houver algum problema que ocasione a perda deles, deixe seu bichano dentro de casa por alguns dias até que cresçam novamente. Assim como o cabelo dos seres humanos eles crescem, em média, mais de 1 cm por mês.

Outra informação que poucos sabem é que, além das propriedades sensoriais, o bigode de um gato também indica seu humor. Quando o animal está bravo ou na defensiva, o bigode fica para trás. Ao contrário, quando ele está feliz, curioso ou contente, o bigode fica mais relaxado para a frente.

E, finalmente, você precisa saber que geralmente os gatos possuem uma dúzia de bigodes de cada lado do focinho. Você já contou a quantidade deles no seu gatinho de estimação?

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FILMES DE NATAL PARA ASSISTIR COM OS PETS

Então é Natal! Chegou a data mais esperada do ano, quando o clima de fraternidade toma conta das ruas e as famílias se reúnem para agradecer e celebrar tudo que foi conquistado ao longo dos doze meses

bottom of page