top of page

OBRAS X ANIMAIS DOMÉSTICOS: TODO CUIDADO É POUCO



“Poodle cai do andaime e fica gravemente ferido”

“Cadelinha de estimação se afoga em lata de tinta”

Essas são apenas algumas das manchetes publicadas recentemente pela imprensa brasileira e que servem de alerta para os donos de animais. Nessa época do ano, devido à estiagem, o número de reformas e construções aumenta na mesma proporção que os acidentes domésticos.

Ao contrário do que muitos pensam o estresse causado por uma obra não atinge somente os proprietários. Quem tem cães e gatos em casa deve redobrar a atenção para evitar problemas graves.

O entra e sai de pessoas estranhas, o acúmulo de pó e a redução do espaço podem resultar em sérios problemas físicos e orgânicos para os animais. A indisposição deles pode ser notada de duas maneiras: a primeira é a prostração, já que eles perdem a vontade de responder aos estímulos.

Já a outra é inversa, pois na tentativa de chamar atenção a todo custo, passam a fazer xixi fora do lugar ou então descontam nos móveis. Também nessas situações eles costumam demonstrar medo, colocando o rabo entre as patas ou lambendo os lábios recorrentemente, além de se tornaram mais agressivos.

Para minimizar o estresse do seu animal de estimação, o ideal é você aumentar o número de passeios. Outro fato que merece consideração está ligado à saúde dos animais já que a poeira, assim como o cimento e a tinta podem causar vários tipos de problemas respiratórios. Os efeitos da sua obra também costumam aparecer nos olhos, que passam a apresentar coceira e vermelhidão.

É imprescindível que você também tome medidas de precaução para evitar acidentes domésticos nesse período conturbado. Os cães podem cair de andaimes, comer e inalar sujeira, além de beber água contaminada ou então misturada com tinta.

Por isso, o ideal é deixar todas as vasilhas de comida e água bem longe do local onde está a obra. É importante também você não se esquecer de trocar sempre a água. No caso dos alimentos, o ideal é servir na hora que o animal for comer e depois retirar a vasilha.

E, finalmente, avalie a obra sob dois aspectos importantes: caso ela seja em apenas um cômodo, mantenha seu bichinho do outro lado. Já se a reforma for pela casa inteira, o ideal é mandar o seu pet para a casa de alguém.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FILMES DE NATAL PARA ASSISTIR COM OS PETS

Então é Natal! Chegou a data mais esperada do ano, quando o clima de fraternidade toma conta das ruas e as famílias se reúnem para agradecer e celebrar tudo que foi conquistado ao longo dos doze meses

Comments


bottom of page