top of page

O VERÃO PEDE CUIDADOS ESPECIAIS COM O SEU TOTÓ

Quem mora no Brasil sente na pele, literalmente, a força do verão. O sol escaldante pelo dia afora obriga as pessoas a investir permanentemente na hidratação, em roupas leves e, principalmente, nos lugares mais frescos. Esse calorão todo também tem efeitos diretos no reino animal, especialmente no mundo pet, que vive em meio a todos aqueles pelos. Então não dá para esquecer os cuidados essenciais na hora de manter a saúde do seu animal de estimação nessa época do ano, não é verdade? Preparamos cinco dicas especiais, capazes de amenizar os incômodos provocados pelas altas temperaturas.

Hidratação não pode faltar

Você deve estar dizendo que esse é um assunto que todo mundo já conhece, mas não custa nada reforçar por se tratar de um tema importante demais. É que no verão os mais peludos ficam bem desidratados. Para garantir que isso não aconteça, espalhe várias vasilhas de água pela casa, assim ele poderá se hidratar sem fazer muito esforço. O ideal é manter a água sempre fresca e limpa, mas se você ficar fora por muito tempo faça a troca ao menos duas vezes por dia, mantendo os potes na sombra.

Tosa e banho já

Você não aceitaria vestir um casaco de inverno com os termômetros nas alturas, não é verdade? Então, agora pense no seu bichinho de estimação e tenha certeza que ele também não se sente bem estando coberto de pelos no verão. Aja rapidamente, providenciando uma boa tosa. Os banhos também são indicados, mas não em excesso, viu? O recomendado é usar a água na temperatura ambiente e xampu especial para pets, que seja neutro e hipoalergênico. Tome cuidado também com as doenças (micoses, piolhos, sarnas e parasitas de pele), que são mais comuns no verão. A qualquer sinal, consulte o seu veterinário.

Suspensos os passeios hos horários mais quentes

Você e o seu cachorro podem até gostar de andar sob o sol forte, iluminando aquele céu azul que é a marca registrada do verão brasileiro. Mas escute o conselho dos especialistas e fuja dos passeios entre 10h e 17h. E mesmo que seja fora desse período, dê preferência aos locais com árvores, sombra, piso frio ou grama. Se não for possível, verifique se a temperatura do asfalto está suportável. Para saber, faça o teste colocando sua mão no chão por 20 segundos. As patas dos pets são muito sensíveis e poderão esquentar rapidamente caso a superfície esteja quente e, em casos mais graves, esse contato pode gerar queimaduras. Lembre-se também de levar uma garrafinha com água fresca e verificar se o animal está salivando muito, se isso acontecer procure resfria-lo com água nas patinhas e na boca. Faça o mesmo se ele se deitar no chão e não quiser prosseguir com a caminhada.

Filtro Solar sim!

Mesmo diante de tanta informação, tem gente que ainda não acredita na necessidade de proteção dos animais contra o câncer de pele. Mas eles também precisam ser protegidos e você encontra no mercado várias marcas específicas para uso animal. Se preferir, pode mandar manipular a fórmula, desde que seu veterinário indique. A recomendação é aplicar nas partes menos cobertas por pelos, como pontas da orelha, barriga e nariz, principalmente em animais de pelo curto, pelagem branca ou de mucosas claras. Também vale lembrar que, em hipótese nenhuma, deve ser usado o filtro solar destinado aos humanos, pois ele pode causar intoxicações se for lambido pelo pet.

O totó perdeu o apetite?

Assim como acontece conosco, os animais comem menos no verão. Não se desespere, isso é normal nos períodos quentes. O ideal é você oferecer várias porções ao dia do alimento para ver se ele se anima um pouco mais em comer. Então, siga todas essas dicas e curta o verão com o seu pet, porque daqui a pouco começa a nova estação.

 

Saiba mais sobre os cuidados no verão:

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FILMES DE NATAL PARA ASSISTIR COM OS PETS

Então é Natal! Chegou a data mais esperada do ano, quando o clima de fraternidade toma conta das ruas e as famílias se reúnem para agradecer e celebrar tudo que foi conquistado ao longo dos doze meses

Comments


bottom of page