top of page

MASTIGAÇÃO



>Essencial para a nutrição

A cavidade bucal é extremamente importante no processo de alimentação, pois é ali que começa a digestão. Dessa forma, a mastigação assume papel fundamental para a adequada nutrição do animal, sejam cães ou gatos.

Em primeiro lugar, você deve cuidar dos dentes do bichinho, para que eles estejam fortes, saudáveis e aptos a mastigar, a fim de triturar bem o alimento e facilitar a deglutição. Assim, a fase inicial da digestão será bem conduzida e o nutriente será melhor aproveitado. Nas consultas ao veterinário, ele também verificará a condição das outras partes da cavidade bucal.

Depois, escolha a ração certa, específica para o seu tipo de animal, levando em consideração fatores como raça e idade. É importante que o alimento tenha a textura certa para o pet, estimule o mastigar, o fortalecer do maxilar e, assim, o aproveitamento completo do que é ingerido.

Perigo

A ausência da mastigação, por exemplo, no caso de o cão engolir a comida diretamente (comportamento bastante comum), pode levar ao engasgo, ao vômito e, num prazo maior, ao sobrepeso.

Então, fique atento a esse processo e estimule o bichinho a mastigar, a comer de forma mais lenta. Mesmo que ele não conheça regras de etiqueta, é possível fazer com que se alimente sem tanta pressa, com menor ansiedade.

Você pode comprar comedouros que regulam a quantidade de ração ou espalhar o alimento pelo chão, de pouco em pouco, ao invés de colocá-lo por completo num mesmo local. Isso ajudará!

Lembre-se: a escolha da ração certa vai influenciar a mastigação e a nutrição do animal, de forma global. Fique atento!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CÁLCULOS URINÁRIOS EM GATOS: COMO PREVENIR?

Quem tem um bichano em casa sabe bem que, normalmente, ele não é muito fã de água e, por isso, ingere pouca quantidade ao longo do dia. Esse hábito adquirido dos seus ancestrais - que não bebiam água

Comments


bottom of page