top of page

INTOXICAÇÃO E ENVENENAMENTO DE CÃES E GATOS: QUAIS OS SINAIS E O QUE FAZER?


No geral, cães e gatos evitam substâncias tóxicas de maneira instintiva. Porém, a intoxicação ou o envenenamento de animais de estimação não é algo raro de acontecer. Em alguns momentos, por curiosidade ou desatenção, eles acabam entrando em contato com plantas e gases tóxicos ou ingerindo medicamentos, venenos para roedores, tintas, produtos de limpeza e agrotóxicos. Também podem ser picados por animais peçonhentos.

Como identificar sinais de contaminação e como proceder? Os sintomas são diversos e podem variar de acordo com a substância e a quantidade ingerida. Os mais comuns são:

– alteração do estado de consciência (agitação, sonolência e até coma) e do ritmo cardíaco;

– sintomas gastrointestinais (salivação intensa, vômitos, náuseas e dor abdominal);

– hemorragias;

– tremores;

– dificuldade respiratória;

Devido à grande quantidade de substâncias tóxicas e seus princípios ativos, o ideal é procurar seu médico veterinário de confiança o quanto antes. Também é importante identificar o que foi ingerido. Para isso, verifique se houve dedetização ou aplicação de agrotóxicos no ambiente, se falta algum produto na dispensa ou se há alguma planta danificada na casa.

Se for envenenamento por ingestão de medicamentos e plantas, tente provocar o vômito (não faça isso se o animal estiver desmaiado, em convulsões ou se a intoxicação foi provocada por derivado de petróleo, pesticidas ou substâncias cáusticas ou corrosivas). Guarde a embalagem do produto, restos da substância ou o material vomitado para facilitar a identificação pelo médico veterinário.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FILMES DE NATAL PARA ASSISTIR COM OS PETS

Então é Natal! Chegou a data mais esperada do ano, quando o clima de fraternidade toma conta das ruas e as famílias se reúnem para agradecer e celebrar tudo que foi conquistado ao longo dos doze meses

bottom of page