É bem provável que você já tenha ouvido falar de artrite e artrose, doenças que atingem as articulações. Sabia que, além dos humanos, os cães também podem ser acometidos por essas patologias? É comum encontrar um cachorro com dificuldade para andar, alterações na postura ou com inchaço nos joelhos. Esses são alguns sinais que podem indicar que o animal está com problemas articulares, que atingem, principalmente, aqueles de médio e grande porte e os mais velhos. Porém, cães mais jovens também podem desenvolver doenças nas articulações.
Artrite e artrose são patologias que causam limitação nos movimentos do cão, além de dores agudas ou crônicas de difícil controle. A primeira é uma inflamação da articulação e pode ocorrer em função de fatores genéticos, traumas por quedas, infecções, má nutrição, dentre outros. Já a segunda é caracterizada por um processo degenerativo das estruturas que compõem a articulação e afeta geralmente os cachorros mais velhos e aqueles com pré-disposição genética. A artrose representa cerca de 70% dos problemas de articulação nos cães e pode ser decorrente da artrite.
Fatores como a idade, obesidade e dietas inadequadas estão associados ao desenvolvimento dessas doenças nos cães. Para manter saudáveis as articulações do animal, é importante controlar o peso e oferecer a ele um alimento suplementado com glucosamina e condroitina, ingredientes que contribuem com a saúde do pet, evitando a degeneração das suas cartilagens. Os alimentos da linha Super Premium da Quatree para cães adultos e filhotes de raças médias e grandes possuem estes dois ingredientes especiais em suas composições.
A glucosamina é um açúcar que faz parte das estruturas que compõem as cartilagens articulares dos animais. Para ser usada como suplemento em alimentos para cães, ela é extraída de alguns mariscos, como camarão, caranguejo e lagosta. A condroitina constitui-se por moléculas de açúcares e proteínas, e integra os componentes básicos para a formação da cartilagem articular dos humanos e também dos animais. Ela pode ser extraída da cartilagem de aves, moluscos, peixes e suínos para a produção do suplemento.
De forma geral, a condroitina é capaz de inibir a ação de enzimas que podem degradar a cartilagem, enquanto a glucosamina pode reparar (regenerar) o tecido cartilaginoso que foi lesado. A associação dos dois ingredientes contribui para a redução do desenvolvimento de doenças articulares nos cães. Por isso, quanto mais cedo eles forem adicionados à alimentação, maiores serão as chances de evitar que o animal sofra com alguma doença nas articulações. Portanto, é muito importante oferecer para os cães filhotes o alimento enriquecido com glucosamina e condroitina. Assim o pet vai crescer saudável e terá qualidade de vida por muito mais tempo.
top of page
Posts recentes
Ver tudoEles rasgam o céu com muitas cores, luzes e barulhos. Na noite de Réveillon, eles são a atração principal e indispensável. Estamos...
10
Então é Natal! Chegou a data mais esperada do ano, quando o clima de fraternidade toma conta das ruas e as famílias se reúnem para...
40
Chuvas, sol e muito calor: essa é a combinação perfeita para a proliferação de pulgas e carrapatos nos pets. O verão propicia o ambiente...
20
bottom of page
Comments