top of page

FISIOTERAPIA REVOLUCIONA A MEDICINA NO MUNDO ANIMAL



“Meu cachorro parou de andar”. “Já o meu mal consegue mover as patas”. “Minha filhotinha descadeirou”. Esses são apenas três dos muitos depoimentos que mostram sérios problemas de saúde nos animais que vivem ao nosso redor. Não faz muito tempo o desespero dos donos era muito grande, mas a situação vai mudando a partir da popularização da fisioterapia voltada para os animais, que foi regulamentada no Brasil somente em 2006. Portanto, usando uma linguagem bem popular, podemos dizer que essa é uma das especialidades mais jovens da área veterinária e seus efeitos têm se mostrado bastante eficazes, jogando por terra aquele velho conceito de que o sacrifício dos animais era a única solução.

Os veterinários são muito claros ao afirmar que sempre há caminhos que podem aumentar o bem-estar do animal, buscando a cura e a fisioterapia está aí justamente para ajudar. As técnicas geralmente utilizadas auxiliam no tratamento de diversas doenças tanto em animais de estimação, como cães e gatos, como naqueles de grande porte a exemplo de cavalos e bois. A fisioterapia é indicada para o tratamento de diversas doenças como problemas ortopédicos, neurológicos, musculares, hérnia de disco, artroses, paralisias, sequelas neuromotoras de cinomose e luxações, dentre outros.

O procedimento também é apontado como ideal nos tratamentos pré e pós-operatórios ortopédicos, assim como no alívio das dores, aumento de força e resistência, aumento da coordenação motora e da amplitude dos movimentos articulares e outros problemas. Segundo os especialistas, o tratamento pode ajudar em quase todos os problemas neuromotores e físicos do animal e ainda colabora para que ele fique bem relaxado.

Exercícios físicos fazem parte do processo de reabilitação, assim como a utilização de vários aparelhos como os que utilizam raios laser e infravermelhos, ultrassom, esteira aquática e outros que ajudam na reabilitação do animal. A hidroterapia é outro recurso através do qual são praticados exercícios na água para recuperar ou melhorar a performance de grupos musculares.

Dependendo da patologia é inviável obter a cura completa, mas os estudos mostram que o índice de reabilitação é altíssimo. Isso significa que quanto mais cedo é iniciada a fisioterapia, mais rapidamente se obtém a recuperação do animal. Entre os cães, a raça com maior predisposição a problemas que exigem fisioterapia é a teckel, ou salsichinha como é mais conhecida. Importante ressaltar que o fisioterapeuta humano não está habilitado a trabalhar com animais, pela falta de conhecimentos profundos sobre a fisiologia, anatomia e o comportamento dos animais. Por isso, se você precisar recorra a um veterinário especializado na área para cuidar de seus animais.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FILMES DE NATAL PARA ASSISTIR COM OS PETS

Então é Natal! Chegou a data mais esperada do ano, quando o clima de fraternidade toma conta das ruas e as famílias se reúnem para agradecer e celebrar tudo que foi conquistado ao longo dos doze meses

Comments


bottom of page