Os veterinários são muito claros ao afirmar que sempre há caminhos que podem aumentar o bem-estar do animal, buscando a cura e a fisioterapia está aí justamente para ajudar. As técnicas geralmente utilizadas auxiliam no tratamento de diversas doenças tanto em animais de estimação, como cães e gatos, como naqueles de grande porte a exemplo de cavalos e bois. A fisioterapia é indicada para o tratamento de diversas doenças como problemas ortopédicos, neurológicos, musculares, hérnia de disco, artroses, paralisias, sequelas neuromotoras de cinomose e luxações, dentre outros.
O procedimento também é apontado como ideal nos tratamentos pré e pós-operatórios ortopédicos, assim como no alívio das dores, aumento de força e resistência, aumento da coordenação motora e da amplitude dos movimentos articulares e outros problemas. Segundo os especialistas, o tratamento pode ajudar em quase todos os problemas neuromotores e físicos do animal e ainda colabora para que ele fique bem relaxado.
Exercícios físicos fazem parte do processo de reabilitação, assim como a utilização de vários aparelhos como os que utilizam raios laser e infravermelhos, ultrassom, esteira aquática e outros que ajudam na reabilitação do animal. A hidroterapia é outro recurso através do qual são praticados exercícios na água para recuperar ou melhorar a performance de grupos musculares.
Dependendo da patologia é inviável obter a cura completa, mas os estudos mostram que o índice de reabilitação é altíssimo. Isso significa que quanto mais cedo é iniciada a fisioterapia, mais rapidamente se obtém a recuperação do animal. Entre os cães, a raça com maior predisposição a problemas que exigem fisioterapia é a teckel, ou salsichinha como é mais conhecida. Importante ressaltar que o fisioterapeuta humano não está habilitado a trabalhar com animais, pela falta de conhecimentos profundos sobre a fisiologia, anatomia e o comportamento dos animais. Por isso, se você precisar recorra a um veterinário especializado na área para cuidar de seus animais.
留言