Está preocupado se o seu gatinho de estimação se lambe com frequência? Calma! Isso é normal e faz parte da natureza do bichinho. E uma das explicações para essa “mania” é histórica. Antigamente, os gatos se lambiam instintivamente após se alimentarem para retirar o odor do corpo e se livrarem de predadores e ataques inesperados. Hoje, os peludos fazem isso para se limparem. É como se fosse um banho. A língua deles é áspera e tem na superfície papilas em forma de ganchinhos, formando uma espécie de pente. Assim, os gatos conseguem retirar a sujeira do corpo, fazendo com que se sintam limpos após a lambedura.
Essa forma de banho é extremamente benéfica para os bichanos, pois mantém a pelagem fresca e renovada, ajuda a eliminar os parasitas e estimula substâncias nas glândulas perto da raiz do pelo para mantê-lo impermeável.
Mas, se a lambedura se torna muito intensa, fique atento!Isso pode ser alguma alergia na pele ou até mesmo algum problema psicológico, como, por exemplo, compulsão, estresse e depressão.
Nos casos de origem psicológica, a lambedura em excesso pode estar ligada à pouca atenção que o bichinho está recebendo ou ao fato de viver em um ambiente estressante. Para desvendar a origem do problema, tente identificar quando a compulsão teve início e busque a orientação de um médico veterinário.
Fique ligado e mantenha sempre o bem-estar do seu amigo peludo, oferecendo a ele um ambiente adequado e alimentação saudável.
Commentaires