De um modo geral as pessoas têm dificuldade em reconhecer na castração de animais um ato de amor. Sim, porque essa atitude contribui para que seu pet tenha uma vida mais saudável e ainda ajuda a salvar a vida de muitos outros animais que não possuem a mesma oportunidade de ter um lar e receber os cuidados que precisam.
Se você ainda não conhece bem o assunto então, com toda certeza, vai se assustar diante desses números. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), só no Brasil existem mais de 30 milhões de animais abandonados, sendo 10 milhões de gatos e os outros 20 milhões de cães.
Os dados levantados pela OMS vão além e mostram que em cidades de grande porte, para cada cinco habitantes há um cachorro, sendo que 10% deles estão abandonados.
Portanto, estamos diante de uma situação muito preocupante, na qual a castração pode ajudar muito. Cada casal de cães que deixa de ser castrado tem a capacidade de gerar 80 mil descendentes em apenas 10 anos. (Tweet essa informação). E no caso dos gatos, esse número chega a 70 mil filhotes.
Dessa forma, mesmo com ONGs e protetores se esforçando em arrumar um lar para todos esses animais o esforço parece em vão porque eles se multiplicam em uma velocidade espantosa.
Por isso a castração é apontada como uma solução tão ideal, sem falar nas outras vantagens entre as quais podemos destacar a redução drástica do risco de doenças nas vias uterinas e órgãos genitais (como câncer de mama, útero, próstata, testículos e infecções na bexiga), fim do risco das fugas e brigas, assim como dos latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por ocasião do cio.
O procedimento também elimina a gravidez psicológica, comum em algumas fêmeas após o término do cio, o que ocasiona aumento das mamas, a produção de leite e irritabilidade excessiva.
Um ótimo período para se fazer a castração é 30 dias após as vacinas aplicadas ao filhote, quando a recuperação é mais rápida. Após os seis anos de idade, as possibilidades das doenças elencadas acima se manifestarem aumenta muito e prevenir é sempre melhor que remediar. Reflita sobre todas essas informações e converse com seu veterinário para que ele esclareça ainda os mitos e verdades sobre a castração.
Comments