Família inteira cuidando dos pets
As tarefas domésticas são muitas: limpeza, roupas, comida, compras, crianças, coisa que não acaba mais. Para que o peso não recaia sobre uma única pessoa – geralmente a dona de casa -, a divisão é essencial. E dividir não só as tarefas usuais, mas os cuidados com o pet também.
Envolver os membros da família nessa atividade aumenta a responsabilidade de todos em relação ao bichinho, intensificando ainda a relação que cada um mantém com ele. Assim, a atenção é compartilhada, fazendo com que o animal se sinta acolhido e amado pelo grupo inteiro.
Caso todos concordem com essa divisão (esperamos que sim!), o ideal é organizar as tarefas e passá-las de acordo com as possibilidades dos familiares. Veja nossas dicas.
· Faça uma lista das tarefas, separe-as para cada membro e fixe-as em local bem visível, na geladeira, por exemplo. Isso servirá para otimizar a rotina e também como lembrete.
· Nessa lista, é bom especificar cada atividade, de forma bem clara, colocando dia e horário a ser feita.
· A divisão deve ser realizada de acordo com a possibilidade de quem vai executá-la. Por exemplo, fará a caminhada com o cãozinho quem estiver disponível em casa, na hora desse passeio. Da mesma forma, levará o animal para o banho quem também estiver presente na data de costume para ir ao petshop. E assim por diante.
· Até as crianças podem participar, colocando ração no comedouro e água no bebedouro. O vovô e a vovó também ajudam, executando tarefas de menor esforço físico, como arrumar o cantinho de descanso dos bichinhos e fazendo aquele cafuné, quando eles estiverem doentes.
Se todos ajudarem, o resultado só pode ser positivo! Experimente.
Comentarios