Dermatite Psicogênica, popularmente conhecida como Dermatite por Lambedura, é um problema de pele bastante comum nos gatos, geralmente causado por estresse, que leva o animal a se lamber excessivamente, ao ponto de arrancar os pelos e se ferir.
São vários os motivos que podem fazer com que o felino fique estressado, como passar grande parte do dia sozinho, mudança repentina de ambiente, barulhos excessivos, falta de brinquedos para entretenimento e a chegada de outro animal. Todos esses fatores podem desencadear o comportamento indesejado de um gato.
O ato de lamber o próprio corpo faz parte da rotina diária dos bichanos e é algo prazeroso. No entanto, quando essa “atividade” torna-se compulsiva, o tutor precisa ficar atento porque, em casos mais graves, o animal não apenas se lambe em excesso, mas também começa a se esfregar em móveis e paredes, provocando grandes feridas no corpo. As áreas que costumam ser mais afetadas são a virilha, as costas, a barriga e o interior das coxas, em função da facilidade de lamber essas regiões.
Além das lambeduras compulsórias, o gato sob estresse pode também morder o local repetidamente. Ao observar esses comportamentos, o tutor deve levar o animal ao médico veterinário para uma avaliação, já que é importante verificar a possibilidade de existência de outros problemas, como coceira por causa de fungos, pulgas e sarna, ou alguma alergia.
Para que seja feito o diagnóstico, é fundamental que o tutor informe ao veterinário as possíveis causas de estresse no seu bichano. Se for constatada a Dermatite Psicogênica - com a realização de exames -, o profissional vai indicar o tratamento mais adequado para o animal, que pode envolver medicamentos e até mesmo terapia. Mas, a primeira medida, é identificar a causa do estresse e eliminá-la. Isso pode ser feito melhorando o ambiente e a rotina do felino por meio de brincadeiras, que vão ajudá-lo a passar menos tempo ocioso. Principalmente se o animal fica muito tempo sozinho em casa, é importante ter algo para entretê-lo.
Como os gatos são animais muito sensíveis, prevenir as situações de estresse vai contribuir para que o seu bichano tenha uma vida mais saudável e feliz.
top of page
Posts recentes
Ver tudoQuem tem um bichano em casa sabe bem que, normalmente, ele não é muito fã de água e, por isso, ingere pouca quantidade ao longo do dia....
20
As baixas temperaturas do inverno podem trazer problemas de saúde para os pets, mesmo entre aqueles que passam a maior parte do tempo...
260
O Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado nesta quinta-feira (14), de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização...
00
bottom of page
Comments