top of page

CUIDADOS COM O PET NO INVERNO

O inverno está chegando e você não é o único que sofre com os efeitos da baixa na temperatura: o seu pet também precisa se cuidar para sobreviver ao frio sem grandes problemas. Por esse motivo, prepare um papel e uma caneta para anotar todas as dicas de cuidados que você deve ter com seu animal de estimação durante essa época do ano!

Atenção na hora do Banho

O banho deve fazer parte da rotina do pet mesmo no inverno, para ajudar a manter a higiene do animal, porém alguns cuidados devem ser tomados durante esse processo, para evitar que seu pet adoeça.

A umidade é o maior problema do banho no frio, já que se o animal não tiver seu pelo seco corretamente, ele pode resfriar e também acumular fungos na pele, por causa do excesso de água no local. Para evitar esses quadros prefira levar seu bichinho de estimação para tomar banho em pet shops, para serem bem escovados e secados corretamente. Mas atenção! Escolha um pet shop de confiança para evitar que o animal sofra algum ferimento ou queimadura durante o banho, já que eles podem ficar mais agressivos ao entrarem em contato com a água no frio.

Cuidados com a temperatura

Apesar de apresentarem uma pelagem extensa, os animais também sentem frio quando as temperaturas são muito baixas. Consulte um veterinário para saber se é necessário comprar alguma roupa especial para ele passar o dia e não se esqueça de cobri-lo na hora de dormir. Animais muito grandes, como cães, que dormem no chão, podem fazer isso sobre algumas folhas de jornal ou cobertor, para manter o corpo quentinho.

O inverno também traz doenças para o pet

Nós ficamos mais susceptíveis a doenças no inverno, já que nossa imunidade pode baixar um pouco por causa da temperatura e do clima mais seco. O organismo do seu pet também sofre com essas consequências, por isso é importante prestar atenção a alguns sintomas característicos de doenças nessa época do ano.

Se o seu pet está espirrando com uma frequência muito grande e seu apetite diminuiu consideravelmente, leve-o diretamente ao hospital veterinário para poder observar se ele desenvolveu algum quadro de gripe ou, em casos mais graves, uma pneumonia, que pode levar o animalzinho à morte se não for tratada corretamente.

Pets mais velhos também sofrem com o inverno, já que eles sentem dores nas articulações e em outras partes do corpo durante os dias mais frios, uma consequência das calcificações, artroses e hérnias características do envelhecimento do organismo. Mantenha seus pets idosos sempre bem aquecidos e bem cuidados durante essa época do ano.

Visite o veterinário sempre que necessário

Visitar o veterinário quando você observa algo de diferente na rotina do seu pet nunca é demais. Não se esqueça de tirar todas as dúvidas relacionadas aos efeitos do inverno na saúde do seu bichinho.

Esses cuidados são essenciais para que você e seu pet possam curtir um delicioso inverno juntos. O que você costuma fazer para melhorar a qualidade de vida do seu melhor amigo nessa época do ano? Deixe seu comentário!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FILMES DE NATAL PARA ASSISTIR COM OS PETS

Então é Natal! Chegou a data mais esperada do ano, quando o clima de fraternidade toma conta das ruas e as famílias se reúnem para agradecer e celebrar tudo que foi conquistado ao longo dos doze meses

bottom of page