top of page
Foto do escritorMarcos Antunes

CUIDADOS COM CÃES E GATOS IDOSOS


Assim como todos os seres vivos, os cães e gatos envelhecem. Além de ser uma fase que demanda mais atenção, os donos devem dedicar mais carinho para aqueles que um dia trouxeram jovialidade e alegria para a casa, e agora passam longas horas dormindo e descansando nos tapetes. Um envelhecimento saudável aumenta a expectativa de vida do animal e esse é o desejo de todos os donos.

O início da fase idosa nos pets varia de acordo com a espécie, porte e estilo de vida do animal. Geralmente, os gatos entram nessa fase aos 10 anos de idade, e os cães de grande porte entre seis e nove anos; os de pequeno porte, a partir de 10 anos.

Confira algumas dicas sobre como proceder nesse momento:

– Proporcione uma cama confortável e espalhe tapetes pela casa, pois os pets idosos passam grande parte do tempo dormindo e lesões ocasionadas por camas desconfortáveis podem ocorrer.

– Fique atendo a sinais diferentes dos habituais, como beber pouca água ou em excesso, e indisposição em realizar as atividades rotineiras. Essas mudanças podem indicar a necessidade de levar o animal ao veterinário.

– Mau hálito e dificuldade de mastigar o alimento podem ser indicativos de doença periodontal, que é comum nessa fase. Leve o animal para avaliação odontológica pelo menos duas vezes ao ano.

– Nessa fase da vida, várias doenças podem surgir. Elas ocorrem devido ao desgaste natural do organismo, que já vem atingindo seu limite de existência. Dentre as mais comuns destacam-se a insuficiência renal, o hipertireoidismo, doenças articulares, catarata, doenças cardiovasculares e diabetes. Muitos relatos apontam que animais idosos têm mudança no humor, mostrando-se irritados diante situações que anteriormente não os estressavam. Ter paciência e carinho é fundamental.

– Realize visitas periódicas ao médico veterinário para garantir o bem-estar do pet idoso.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page