top of page

CONHEÇA AS MANIFESTAÇÕES DE CARINHO DO MUNDO FELINO



Nos Estados Unidos existem mais gatos que cães nos lares americanos e o Brasil caminha para isso tendo em vista que, hoje, os espaços residenciais estão diminuindo de tamanho. O fato deles serem animais curiosos, engraçados e carinhosos também contribui com as novas estatísticas. Sempre ouvimos as pessoas dizerem que gatos não gostam de gente mas, sim, da casa. Que não interagem com seres humanos ou que não demonstram amor. Quem faz uma declaração dessa natureza, com certeza, nunca teve um gato. O que acontece é que, ao contrário dos cachorros, sempre saltitantes e abanando o rabo, suas manifestações de carinho geralmente são mais tímidas e muitas vezes passam despercebidas por uma pessoa inexperiente. Faça o teste a seguir para comprovar o nível de conhecimento que você tem do mundo felino:

Quando o gato olha para você e pisca, essa atitude deve ser entendida como:

a) Ele está pronto para atacar

b) Ele reconhece você como seu dono

c) Ele tem confiança em você

Se você ficou com a última opção, parabéns! Quando mantém o olhar fixo em direção a um humano é porque o gato está estranhando aquela pessoa. No mundo selvagem, o milésimo de segundo que dura uma piscada o deixa vulnerável a um ataque surpresa. O maior gesto de confiança e aceitação é quando o gato pisca ou quando mantém os olhos semi-cerrados.

O gato esfrega a cabeça em você, para “dizer”:

a) Que está cansado

b) Que gosta de estar na sua companhia

c) Ele está sentindo calor

Ponto, se você ficou com a coluna do meio. O rostinho dos gatos contém glândulas que liberam um odor usado para “marcar território”. Quando ele esfrega o rosto determinadamente no ser humano, está demonstrando afeição e “marcando” aquela pessoa como sua propriedade exclusiva.

Quando o gato começa a ronronar, é por que:

a) Está em um processo de relaxamento físico

b) Ele tem problemas respiratórios, às vezes, asma

c) Está sentindo forte dor e pode morrer

A primeira opção é a correta porque os gatos ronronam quando estão felizes e relaxados embora existam alguns relatos de que alguns fazem isso em situações de dor extrema, mas são casos raríssimos. Também não passa de crendice que o ronronar indica a presença de alguma doença respiratória que pode ser transmitida para os humanos, especialmente crianças.

De repente o felino se vira e mostra o “baligo”. No fundo, no fundo, ele quer dizer:

a) Está vulnerável, mas sabe que pode se expor assim

b) Nessa posição está se preparando para o ataque

c) Com preguiça, só pensa em dormir

A resposta certa é a primeira. O “baligo”, na verdade, é a barriga do gato, um de seus pontos mais vulneráveis durante uma briga. Por isso quando o felino se vira e expõe aquele barrigão está demonstrando profunda confiança em você. Mas, atenção: isso não significa necessariamente um convite para fazer carinho nela. Nessas situações, o carinho pode fazer com que o gato se coloque rapidamente na defensiva, começando a dar chutinhos e a morder.

Quando o felino pressiona as patas da frente como se estivesse “amassando pãozinho”, você deve entender assim a sua atitude:

a) Ele está com muita fome

b) Está com saudades da mamãe

c) É uma manifestação de segurança e tranquilidade

A expressão “amassar pãozinho” é definida pela pressão rítmica das patas da frente no ser humano, em alguma almofada ou outra superfície. Esse gesto remete aos passos do leite quando o gatinho ainda estava mamando e estimulava o fluxo de leite na mãe. Portanto, você acertou se escolheu a terceira opção, porque nessas situações ele está vivendo um momento de completa segurança e tranquilidade. A satisfação é tão grande que, às vezes, até começa a babar.

Como deu para perceber claramente nesses testes, os gatos são afetuosos ao seu modo, por isso é preciso ficar atento aos seus gestos para conhecê-los melhor. Além da dose diária de atenção e carinho que você deve dar a eles, é indispensável cuidar da boa alimentação, da saúde (vacinas e vermífugos) e da castração. No próximo artigo, vamos focar esses assuntos tão importantes. Até lá.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FILMES DE NATAL PARA ASSISTIR COM OS PETS

Então é Natal! Chegou a data mais esperada do ano, quando o clima de fraternidade toma conta das ruas e as famílias se reúnem para agradecer e celebrar tudo que foi conquistado ao longo dos doze meses

bottom of page