top of page

CONHEÇA AS MANIFESTAÇÕES DE CARINHO DO MUNDO FELINO


Quando o gato olha para você e pisca, essa atitude deve ser entendida como:

a) Ele está pronto para atacar

b) Ele reconhece você como seu dono

c) Ele tem confiança em você

Se você ficou com a última opção, parabéns! Quando mantém o olhar fixo em direção a um humano é porque o gato está estranhando aquela pessoa. No mundo selvagem, o milésimo de segundo que dura uma piscada o deixa vulnerável a um ataque surpresa. O maior gesto de confiança e aceitação é quando o gato pisca ou quando mantém os olhos semi-cerrados.

O gato esfrega a cabeça em você, para “dizer”:

a) Que está cansado

b) Que gosta de estar na sua companhia

c) Ele está sentindo calor

Ponto, se você ficou com a coluna do meio. O rostinho dos gatos contém glândulas que liberam um odor usado para “marcar território”. Quando ele esfrega o rosto determinadamente no ser humano, está demonstrando afeição e “marcando” aquela pessoa como sua propriedade exclusiva.

Quando o gato começa a ronronar, é por que:

a) Está em um processo de relaxamento físico

b) Ele tem problemas respiratórios, às vezes, asma

c) Está sentindo forte dor e pode morrer

A primeira opção é a correta porque os gatos ronronam quando estão felizes e relaxados embora existam alguns relatos de que alguns fazem isso em situações de dor extrema, mas são casos raríssimos. Também não passa de crendice que o ronronar indica a presença de alguma doença respiratória que pode ser transmitida para os humanos, especialmente crianças.

De repente o felino se vira e mostra o “baligo”. No fundo, no fundo, ele quer dizer:

a) Está vulnerável, mas sabe que pode se expor assim

b) Nessa posição está se preparando para o ataque

c) Com preguiça, só pensa em dormir

A resposta certa é a primeira. O “baligo”, na verdade, é a barriga do gato, um de seus pontos mais vulneráveis durante uma briga. Por isso quando o felino se vira e expõe aquele barrigão está demonstrando profunda confiança em você. Mas, atenção: isso não significa necessariamente um convite para fazer carinho nela. Nessas situações, o carinho pode fazer com que o gato se coloque rapidamente na defensiva, começando a dar chutinhos e a morder.

Quando o felino pressiona as patas da frente como se estivesse “amassando pãozinho”, você deve entender assim a sua atitude:

a) Ele está com muita fome

b) Está com saudades da mamãe

c) É uma manifestação de segurança e tranquilidade

A expressão “amassar pãozinho” é definida pela pressão rítmica das patas da frente no ser humano, em alguma almofada ou outra superfície. Esse gesto remete aos passos do leite quando o gatinho ainda estava mamando e estimulava o fluxo de leite na mãe. Portanto, você acertou se escolheu a terceira opção, porque nessas situações ele está vivendo um momento de completa segurança e tranquilidade. A satisfação é tão grande que, às vezes, até começa a babar.

Como deu para perceber claramente nesses testes, os gatos são afetuosos ao seu modo, por isso é preciso ficar atento aos seus gestos para conhecê-los melhor. Além da dose diária de atenção e carinho que você deve dar a eles, é indispensável cuidar da boa alimentação, da saúde (vacinas e vermífugos) e da castração. No próximo artigo, vamos focar esses assuntos tão importantes. Até lá.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CÁLCULOS URINÁRIOS EM GATOS: COMO PREVENIR?

Quem tem um bichano em casa sabe bem que, normalmente, ele não é muito fã de água e, por isso, ingere pouca quantidade ao longo do dia. Esse hábito adquirido dos seus ancestrais - que não bebiam água

Comments


bottom of page