Quando o gato olha para você e pisca, essa atitude deve ser entendida como:
a) Ele está pronto para atacar
b) Ele reconhece você como seu dono
c) Ele tem confiança em você
Se você ficou com a última opção, parabéns! Quando mantém o olhar fixo em direção a um humano é porque o gato está estranhando aquela pessoa. No mundo selvagem, o milésimo de segundo que dura uma piscada o deixa vulnerável a um ataque surpresa. O maior gesto de confiança e aceitação é quando o gato pisca ou quando mantém os olhos semi-cerrados.
O gato esfrega a cabeça em você, para “dizer”:
a) Que está cansado
b) Que gosta de estar na sua companhia
c) Ele está sentindo calor
Ponto, se você ficou com a coluna do meio. O rostinho dos gatos contém glândulas que liberam um odor usado para “marcar território”. Quando ele esfrega o rosto determinadamente no ser humano, está demonstrando afeição e “marcando” aquela pessoa como sua propriedade exclusiva.
Quando o gato começa a ronronar, é por que:
a) Está em um processo de relaxamento físico
b) Ele tem problemas respiratórios, às vezes, asma
c) Está sentindo forte dor e pode morrer
A primeira opção é a correta porque os gatos ronronam quando estão felizes e relaxados embora existam alguns relatos de que alguns fazem isso em situações de dor extrema, mas são casos raríssimos. Também não passa de crendice que o ronronar indica a presença de alguma doença respiratória que pode ser transmitida para os humanos, especialmente crianças.
De repente o felino se vira e mostra o “baligo”. No fundo, no fundo, ele quer dizer:
a) Está vulnerável, mas sabe que pode se expor assim
b) Nessa posição está se preparando para o ataque
c) Com preguiça, só pensa em dormir
A resposta certa é a primeira. O “baligo”, na verdade, é a barriga do gato, um de seus pontos mais vulneráveis durante uma briga. Por isso quando o felino se vira e expõe aquele barrigão está demonstrando profunda confiança em você. Mas, atenção: isso não significa necessariamente um convite para fazer carinho nela. Nessas situações, o carinho pode fazer com que o gato se coloque rapidamente na defensiva, começando a dar chutinhos e a morder.
Quando o felino pressiona as patas da frente como se estivesse “amassando pãozinho”, você deve entender assim a sua atitude:
a) Ele está com muita fome
b) Está com saudades da mamãe
c) É uma manifestação de segurança e tranquilidade
A expressão “amassar pãozinho” é definida pela pressão rítmica das patas da frente no ser humano, em alguma almofada ou outra superfície. Esse gesto remete aos passos do leite quando o gatinho ainda estava mamando e estimulava o fluxo de leite na mãe. Portanto, você acertou se escolheu a terceira opção, porque nessas situações ele está vivendo um momento de completa segurança e tranquilidade. A satisfação é tão grande que, às vezes, até começa a babar.
Como deu para perceber claramente nesses testes, os gatos são afetuosos ao seu modo, por isso é preciso ficar atento aos seus gestos para conhecê-los melhor. Além da dose diária de atenção e carinho que você deve dar a eles, é indispensável cuidar da boa alimentação, da saúde (vacinas e vermífugos) e da castração. No próximo artigo, vamos focar esses assuntos tão importantes. Até lá.
Comments