Já diz o ditado popular que a beleza e a feiura estão nos olhos de quem vê, por isso os padrões apresentados pela sociedade moderna sempre serão discutíveis em se tratando dos humanos e também dos animais. Nos Estados Unidos, por exemplo, há 25 anos acontece anualmente o concurso Cão Mais Feio do Mundo. Embora seja uma grande brincadeira, a atração americana passou a ganhar atenção mundial com a internet e levanta muita polêmica em torno do conceito do belo.
Apesar dos protestos, uma das linhagens que mais abocanha prêmios no concurso é o cão da raça Crista Chinês, caracterizada por não ter uma pelagem uniforme e por perder os dentes, graças a uma falha genética. Quem tem um exemplar da raça garante que eles são ótimos animais de estimação, muito brincalhões e sociáveis, portanto não importa se são considerados feios. Além do Crista Chinês os participantes do concurso elegeram mais recentemente outras nove raças feiosas. Confira:
CRISTA CHINÊS: a raça foi concebida na China, o que justifica seu nome, onde foi utilizada para eliminar ou reduzir as pragas de ratos que apareciam por lá.
BORZOI: raça canina de origem russa. Conhecida desde a idade média russa, foi a preferida dos nobres para caçadas, e além de ser uma das raças de cães mais altas, é também uma das mais feias.
BULL TERRIER INGLÊS: o Bull Terrier Inglês é conhecido por ter a cabeça no formato de ovo.
KOMONDOR: parecido com o Puli, o Komondor tem um pelo emaranhado parecido com dreads. Geralmente os Pulis são pretos e os Komondors são brancos, por isso também conhecidos como “cachorro esfregão”.
CATAHOULA CUR: a raça é uma das mais antigas sobreviventes da América do Norte, é muito leal e pode ser facilmente orientada para o pastoreio ou trabalho policial.
BEDLINGTON TERRIER: acredite ou não, a pele do Bedlintgon Terrier cresce naturalmente nessa forma bizarra, fazendo da raça uma das mais feias.
MASTIM NAPOLITANO: existem divergências sobre a origem que para uns é romana e outros, indiana. A pele é solta em todo o corpo, marcada por rugas e pregas.
PELADO MEXICANO: além de não ter pelagem, esse cachorro original do México também tem a pele cheia de manchas.
PELADO PERUANO: original da América Latina, esse cão tem a pele exposta e com poucos pelos espalhados pelo corpo.
PULI: originária da Hungria é considerada uma raça forte e reconhecida como excelente cão de companhia já que é adaptável a diversas circunstâncias.
Comments