top of page

COMO FAZER MEU CÃOZINHO PARAR DE BRINCAR COM MEUS SAPATOS?



Se você tem um cachorro, provavelmente já teve que lidar com a situação de ter que esconder todos os seus sapatos para que ele não use cada um deles como brinquedo. Essas atitudes costumam cessar com o passar do tempo, já que o seu cão começa a entender que seu sapato não é para ser mordido, entretanto, muitas pessoas ainda sofrem com cães que não conseguem perder o hábito de mastigar tênis, chinelos e sandálias de seus donos. Como fazer para que meu cão pare de brincar com os sapatos da casa?

O que leva o cão a morder sapatos?

Vários motivos podem incentivar um cão a morder os sapatos do dono. Vamos citar algumas possíveis causas desse hábito canino:

  1. O animal não foi ensinado corretamente: É muito comum ver cães brincarem com objetos velhos enquanto filhotes, em vez de brinquedos específicos para esses animais. Por esse motivo o cão, quando cresce, assimila que o sapato também é um possível entretenimento.

  2. Os dentinhos estão nascendo: Cães filhotes também sofrem com desconfortos com o processo de nascimento de sua dentição, assim como os bebês. Por isso eles buscam mastigar objetos mais macios, como os sapatos, para aliviar a coceira e as dores que são consequência do rompimento da gengiva pelos dentes.

  3. Seu cão está entediado: Cães cheios de energia e muito inteligentes frequentemente estão buscando novas atividades para se entreter ao longo do dia. Quando eles optam por mastigar, ou esconder, o sapato de seus donos, essa é somente uma alternativa encontrada por eles para chamar a sua atenção, para que você brinque com ele.

  4. Seu cão está se sentindo sozinho: Cães também sofrem de ansiedade e solidão. Quando eles passam muito tempo sozinhos em casa, é natural que eles adquiram um comportamento destrutivo, mastigando sapatos, sofás e outros itens da casa.

Como ensinar meu cão a não morder meus sapatos?

Para cada motivo apresentado no tópico anterior que leva seu cão a morder sapatos, existe um cuidado específico para resolver esse problema.

  1. Cães que não diferenciam sapatos de brinquedos: Essa é a causa mais comum que leva seu cão a morder os sapatos e só é possível de ser evitada quando ele aprende o que pode e o que não pode brincar. Para isso, além de usar estratégias educativas como as utilizadas para aprender a urinar no local correto. Você pode também comprar brinquedos adequados para o seu cãozinho começar a se identificar com esses produtos. Recompense o cão sempre que ele mastigar o brinquedo certo.

  2. Para cães filhotes em processo de dentição: A atitude ideal para ajudar seus cãezinhos a passar por essa fase desconfortável de dentição é adquirir brinquedos específicos que ajudam o animal a romper a gengiva através da mastigação.

  3. Cães entediados: A solução para que seu cão hiperativo pare de morder seu sapato é que você seja capaz de sair com ele mais vezes ao dia, estimulando a prática de exercícios físicos e de brincadeiras e fazendo mais companhia para o seu animal.

  4. Cães que sofrem com a solidão: Essa é uma das situações mais difíceis para se resolver com um cão, já que muitas vezes é impossível não deixá-lo sozinho ao longo do dia para que você cumpra com suas atividades. Para evitar problemas com seu cão, é necessário que você comece a acostumá-lo com a sua ausência ao longo da rotina, ficando em cômodos diferentes ao dele, ou saindo por algum período, mas sempre retornando com carinho e atenção, para que ele compreenda que não está sendo abandonado.

O hábito canino de mastigar sapatos pode ser somente uma maneira de seu cão demonstrar que precisa de um pouco mais de atenção com relação a sua educação, seu treinamento e sua companhia.

Seu cãozinho já castigou os sapatos da sua casa? Conte para a gente como você fez para que ele cessasse esses hábitos!

 

Saiba mais:


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FILMES DE NATAL PARA ASSISTIR COM OS PETS

Então é Natal! Chegou a data mais esperada do ano, quando o clima de fraternidade toma conta das ruas e as famílias se reúnem para agradecer e celebrar tudo que foi conquistado ao longo dos doze meses

Comments


bottom of page