top of page

COMO ENSINAR O CÃO A UTILIZAR O JORNAL - OU O LUGAR CERTO?

É muito comum que as pessoas reclamem que seu animal de estimação não aprendeu a fazer as necessidades no lugar certo e por isso passam muito tempo limpando a sujeira que ele faz pela casa. Falam que já tentaram de todas as formas e nenhuma delas adiantou. Já passou por isso? Fique calmo, porque com os cuidados e exercícios diários certos, seu cãozinho não vai demorar para aprender.

Antes de brigar com seu cão, procure entender o que está acontecendo

Não saia por aí esfregando o focinho do cachorro no xixi e carregando ele para o local certo, principalmente se o cãozinho já tiver feito o xixi há mais tempo, já que provavelmente ele não entenderá o porquê está sendo punido.

Podem existir inúmeras explicações para o cachorro fazer as necessidades no lugar errado, algumas delas relacionadas à saúde, como por exemplo, a cistite ou a diabetes. Leve seu cãozinho ao veterinário e tenha certeza de que ele está completamente saudável.

É possível, também, que o cão esteja fazendo xixi pela casa para demarcar o seu território, o que é um comportamento mais comum aos machos. Por isso, se você não pretende que o seu animalzinho tenha filhotes, considere a castração como uma opção.

Seu cão pode fazer xixi fora do lugar apenas para chamar sua atenção

Quando o dono passa muito tempo fora de casa e o cachorro fica muito feliz ao vê-lo, pode ser que faça xixi na sua frente para chamar a atenção. Os donos costumam ficar nervosos e brigam com o cachorro, o que não é certo, pois o cachorro consegue aquilo que queria: chamar a atenção.

A forma correta de agir nessas situações é retirar o cachorro do ambiente, sem brigar com ele, e limpar o xixi sem que ele veja. Dessa maneira, ele passa a entender que fazer xixi na frente do dono não vai garantir uma interação com ele.

Elogie seu cachorro mais do que brigue com ele

Ensinar o cão a fazer as necessidades no local correto pode não ser a tarefa mais fácil, mas esses pets são bem inteligentes e, desde que você faça da maneira correta, pode ser mais simples do que parece.

Sempre mostre para o cachorro qual o local correto para fazer as necessidades e, quando ele acertar, faça bastante festa e dê algum agrado para ele. O cãozinho vai preferir fazer no local certo para ganhar carinho do que para não levar uma bronca.

Crie hábitos com seu cachorro

O intestino desses animais é muito regulado. Determine horários para a alimentação e, algum tempo depois, leve seu cãozinho para uma caminhada na rua. Dessa forma, ele se acostuma com os horários e com fazer as necessidades sempre fora de casa. Não se esqueça de carregar saquinhos para recolher os dejetos do seu pet.

Tente ensinar o seu cão desde filhote

Os filhotes possuem mais facilidade para aprender do que os cães mais velhos. Por isso, desde quando receber o cachorro em casa já comece a educá-lo sobre qual o local para fazer suas necessidades.

Uma ótima dica é deixar o espaço limitado para esse cachorro dentro da casa e, à medida que ele for aprendendo e crescendo, libere mais espaço. Não se esqueça de que a energia do filhote também é limitada, por isso, deixá-lo em um espaço menor não seria maldade.

Os cães têm tendência a fazer suas necessidades o mais longe possível de onde comem e dormem, por isso, independentemente da idade do cachorro, deixe a comida de um lado e o jornal, fraldinha ou bandeja higiênica do lado oposto.

Siga as dicas e conte-nos o progresso do seu cãozinho! Se pensar em alguma outra dica, fique à vontade para compartilhá-la conosco!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FILMES DE NATAL PARA ASSISTIR COM OS PETS

Então é Natal! Chegou a data mais esperada do ano, quando o clima de fraternidade toma conta das ruas e as famílias se reúnem para agradecer e celebrar tudo que foi conquistado ao longo dos doze meses

bottom of page