Nós sabemos que a maioria dos cães morrem de medo dos fogos de artifícios, né? E não a nada pior para eles do que as finais de campeonatos de futebol e a época de festas no final do ano. Por incrível que pareça a sua postura de dono pode influenciar bastante no comportamento dos pequenos nessas horas. Você é o líder, o espelho, e tem como função maior proteger e transmitir toda segurança para o seu animalzinho. Entendeu bem o seu papel? Então vamos lá!
O MEDO
Medo de barulho para os cães é mais comum do que imaginamos. Sabe por quê? Porque eles possuem uma audição quatro vezes mais potente que a nossa. Agora, imagina um foguetório interminável 4x mais alto na sua cabeça, nada legal.
O CONTROLE
Existe uma maneira de fazer com que o seu cãozinho perca o medo ao ouvir barulhos, e para isso é preciso realizar um treinamento. Vários Pets Shops vendem CDs criados justamente para esse tipo de treinamento, você também pode conseguir na internet. Esses CDs possuem gravações de fogos de artifício e barulhos variados. Para o treinamento, você pode colocar o CD e associá-los a petiscos e carinho, olha só que bacana. Repita o exercício sempre aumentando o som, até que eles se habituem ao barulho. Com o tempo, eles vão se acostumar e ficam mais tranquilos diante a essa situação.
DICAS
1 – Algodão
Quando o barulho estiver demais e você ver que eles estão sofrendo muito, coloquem um pouco de algodão no ouvido do seu pet, isso pode ajudar bastante. Mas tome cuidado, pois as orelhas dos nossos pequenos são muito sensíveis. Procure sempre ficar próximo a ele durante os fogos, isso vai deixa-lo mais seguro.
2 – Isolamento
Encontre um lugar seguro para ele dentro de casa. Este lugar deve ser de preferência, amplo e sem objetos que ele possa se ferir. Coloque uma música com um volume baixo, a raçãozinha dele, seus brinquedinhos e vede as portas e janelas com cobertores.
3 – Medicamento
Se o seu cachorrinho já demonstrou um medo muito, mas muito grande anteriormente, podemos partir para algum tipo de medicação de controle para a ansiedade. Mas nesse caso você deve visitar um veterinário e ver qual o tipo de medicação ele indica e que melhor adapta ao se animal.
4 – Companhia
Não podia de deixar de faltar a nossa companhia quando eles ficam com medo ou tristes. Nada melhor do que ficar com ele nesses momentos. Sabemos que nem sempre é possível, mas vale a pena tentar todas às vezes. Demonstre a ele tranquilidade durante o foguetório, abrace-o, seja carinhoso, assim ele vai ver que não tem motivo para sentir medo.
Gostou? É só compartilhar!
Boas festas!
>Fonte:> http://goo.gl/6vbS1S
Comments