Assunto sério: vamos falar sobre castração?
A castração é uma decisão muito importante, não só de quem ama seu bicho de estimação, mas de quem ama todos os animais que sofrem com o abandono.
A castração caracteriza-se por um procedimento cirúrgico onde o objetivo é a retirada parcial ou completa (em alguns casos) do aparelho reprodutivo de fêmeas e machos. O procedimento precisa, necessariamente, ser realizado em centro cirúrgico por um médico veterinário capacitado. Para a realização da castração, o animal recebe anestesia e os profissionais envolvidos seguem técnicas sanitárias que garantem a segurança da cirurgia.
Esse procedimento é muito importante para evitar que os animais se reproduzam sem controle. Os efeitos da superpopulação de cães e gatos são facilmente percebidos no meio urbano. Para cada animal que nasce, outros 15 cães ou 45 gatos também podem ser gerados. Em seis anos, por exemplo, uma cadela e seus descendentes podem gerar até 64 mil filhotes.
Dentre as vantagens da castração destacam-se:
· Diminuição do risco de doenças do útero, mamas, próstata, testículos e genitálias;
· Eliminação da gravidez psicológica e diminuição do risco de fugas e brigas em decorrência do período de cio;
· Diminuição dos latidos e miados excessivos que ocorrem por ocasião do cio;
· Diminuição do hábito dos machos de urinar pela casa para marcar território.
Os animais castrados tendem a ser menos ativos e, em consequência da diminuição das atividades físicas, podem ganhar peso. Juntamente com a redução das atividades, através de processo fisiológico, o animal aumenta o consumo do alimento. É importante estar atento a estes fatores e escolher uma dieta adequada para os animais que desenvolvem a obesidade por causa da castração. É válido ressaltar que apenas uma pequena parcela de cães e gatos desencadeiam o ganho de peso após a castração. Portanto, o procedimento é muito mais benéfico do que prejudicial à saúde do animal.
Qual a melhor época da vida do animal para realizar a castração?
O ideal é que a castração seja realizada antes da puberdade do animal para que as atividades hormonais decorrentes da transição para a fase adulta sejam anuladas e, desta forma, o animal não seja estimulado ao desenvolvimento de características sexuais. A melhor idade para gatos e cães, machos ou fêmeas, é entre 6 a 8 meses (para fêmeas antes do primeiro cio). Para animais adultos, a melhor época é agora, pois eles já iniciaram o processo de produção dos hormônios reprodutivos e este fator aumenta as chances do desenvolvimento de doenças relacionadas.
Na escolha da dieta do animal castrado, dê preferência aos alimentos específicos para essa categoria, como a Quatree Supreme Gatos Castrados. Ofereça o melhor para seu bichano!
top of page
Posts recentes
Ver tudoEles rasgam o céu com muitas cores, luzes e barulhos. Na noite de Réveillon, eles são a atração principal e indispensável. Estamos...
10
Então é Natal! Chegou a data mais esperada do ano, quando o clima de fraternidade toma conta das ruas e as famílias se reúnem para...
40
Chuvas, sol e muito calor: essa é a combinação perfeita para a proliferação de pulgas e carrapatos nos pets. O verão propicia o ambiente...
20
bottom of page
Commentaires