top of page

CACHORRO OU GATO? QUE TIPO DE PESSOA VOCÊ É?


Solitário ou sociável? Independente ou confiável? Cachorro ou gato? É comum a tentativa de enquadrar as pessoas em certas categorias, e uma das mais recorrentes trata da preferência pelos bichinhos. Inclusive, existem estudos científicos que buscam entender melhor os aspectos da personalidade por trás dessa escolha.

Nos Estados Unidos, uma pesquisa da Universidade de Carroll, com 600 estudantes, mostrou que os amantes de cães são mais ativos e sociáveis, enquanto os amantes de felinos mais introvertidos e sensíveis. Outra equipe de pesquisadores, na Universidade do Texas, conduziu um estudo com 4500 indivíduos. O resultado foi que pessoas que gostam mais de gatos são mais neuróticas e apresentam mais facilidade de adaptação. Já aquelas que preferem os cachorros tendem a serem mais extrovertidas e simpáticas.

A partir de uma série de respostas que avaliavam a personalidade de indivíduos, as duas pesquisas mostram que a escolha por determinado pet tem a ver com estilo de vida e o tipo de atividades e ambiente que as pessoas preferem. E, principalmente, o que elas buscam em um animal. Para ficar mais fácil escolher entre gatos ou cachorros, preparamos as perguntas abaixo para te ajudar:

Quanto tempo você tem para passar com o seu pet?

Se você viaja com frequência e costuma passar muito tempo fora de casa, talvez um cachorro não seja a melhor escolha. Cães são mais dependentes dos donos, precisam de muita atenção e companhia. Cachorros que passam muito tempo sozinhos e entediados desenvolvem neuroses e hábitos compulsivos — não é um estilo de vida saudável para o animal. Gatos, apesar de sentirem falta de companhia, são mais independentes e se viram bem na ausência do dono.

Qual o nível de gastos você está preparado para ter?

Mais uma vez os gatos ganham, caso você não queira gastar muito com um pet. Enquanto os gatos cuidam da própria higiene, cachorros precisam de banhos frequentes e acabam visitando com mais frequência o pet shop. Ao longo da vida do bichinho, esse é um gasto expressivo. E voltando à questão da companhia, se você não tem tanto tempo para o cachorro, vai acabar gastando com pet sitter (pessoa que visita e cuida do animal) e dog walker (pessoa contratada para passear com cães).

Quais os propósitos do animal?

A maioria das pessoas vai responder “apenas companhia”. Apesar dos cachorros serem vistos como grandes amigos, muito mais que os gatos, os dois animais servem a esse propósito, cada um com suas particularidades. Mas cães são os favoritos quando se busca também proteção e companhia para práticas esportivas.

Se você optar por ter os dois animais, confira as dicas para fazer seu cachorro e seu gato serem melhores amigos.

Qual é o animal mais obediente: cachorro ou gato?

No geral, cães são mais fáceis de treinar, porque a natureza os fez assim: a espécie evoluiu junto aos humanos, e eles aprendem a partir de gestos, de vocalização e do olhar. Cachorros conseguem entender até centenas de palavras, além de outros modos de comunicação, como gestos e a entonação usada. Cognitivamente, gatos são bem parecidos com cachorros, e a impossibilidade de serem treinados é um mito. Mas os felinos são menos motivados e complacentes que os cães, o que torna o processo um desafio.

Quem é você?

Entre ter um cachorro ou um gato, tudo se resume às suas preferências e seu estilo de vida. Uma pessoa sociável pode achar prazeroso passear com o cãozinho: a rua se torna palco de interação com outras pessoas. Alguém mais tranquilo pode preferir permanecer em casa, lendo um livro ou assistindo TV ao lado do gato. Se você gosta de esportes, cachorros são ótimas companhias para caminhadas e outras atividades ao ar livre. Já se você é uma pessoa que curte muito viajar, os felinos são mais independentes e permitem que você saia de casa por períodos maiores de tempo e com mais tranquilidade.

Coloque os prós e contras na lista, pese o que combina mais com você, oscuidadose o que você pode oferecer ao seu pet. Depois, conte pra gente nos comentários: você é uma pessoa que prefere cachorros ou gatos?

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FILMES DE NATAL PARA ASSISTIR COM OS PETS

Então é Natal! Chegou a data mais esperada do ano, quando o clima de fraternidade toma conta das ruas e as famílias se reúnem para agradecer e celebrar tudo que foi conquistado ao longo dos doze meses

bottom of page