top of page

CÃO PELADO PERUANO – O AMIGÃO DE TODAS AS HORAS

Dando sequência aos artigos sobre as raças caninas hoje você viaja conosco pelo mundo do Cão Pelado Peruano, de origem incerta já que alguns historiadores informam ser da Ásia, outros atestam que eles vieram da África e há ainda aqueles que afirmam que a raça surgiu na América do Sul.

Divergências à parte o que conta mesmo é que esses cães são muito extrovertidos, entusiasmados, afetuosos e brincalhões. Gostam bastante de espaços abertos para correr livremente e brincar, da mesma forma em que apreciam o sossego no sofá em algum momento do dia.

Também são fieis aos donos, atenciosos com as crianças, inteligentes e obedientes o que facilita demais o adestramento.

Agora, atenção, hein, porque eles são muito desconfiados com estranhos e costumam ficar nervosos demais nessas situações. Por isso, mesmo sendo de companhia, o Pelado Peruano também é excelente cão de guarda.

Existem três tipos de cão Pelado Peruano que variam de acordo com o tamanho, podendo ser pequeno (25 e 40 cm de altura), médio (40 e 50 cm) e o grande (50 a 65 cm). O peso é proporcional ao tamanho ficando entre 4 e 8 kg, 8 e 12 kg e, no caso do grande, de 12 a 25 kg.

Como o próprio nome indica, a principal característica dessa raça é a falta de pelo, exceto em alguns casos em que os exemplares possuem pelo na cabeça, nas extremidades ou na cauda. Mas não se engane acreditando que por falta de pelagem eles não provocam alergias aos predispostos.

A causa da alergia das pessoas por animais domésticos está relacionada principalmente à descamação da pele, saliva e urina. Há pessoas que toleram melhor cães sem pelagem do que os peludos, no entanto pode ocorrer situação de piora do quadro alérgico porque sem a cobertura pilosa, a descamação da pele se espalhará mais facilmente pela casa.

Agora um cuidado específico que você deve ter com seu pet é o protetor solar. Mesmo sendo bastante resistente não é recomendável que seja exposto a climas extremos. Se tiver que ficar muito exposto à luz do sol é necessário protegê-lo com um creme por todo o corpo, evitando queimadura.

Quanto às pulgas, certamente elas preferem os animais com pelagem abundante, mas se um cão dessa raça for infestado por elas é muito mais fácil visualizar e eliminar os parasitas.

E, finalmente, se você adotar um Pelado Peruano e alguém disser que, por falta de pelagem, ele não agrada muito responda como a maioria dos donos: “a beleza está nos olhos de quem vê, além disso ele é meu companheirão”.

Em nosso próximo artigo você vai conhecer outra raça semelhante – o Cão Pelado Mexicano.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FILMES DE NATAL PARA ASSISTIR COM OS PETS

Então é Natal! Chegou a data mais esperada do ano, quando o clima de fraternidade toma conta das ruas e as famílias se reúnem para agradecer e celebrar tudo que foi conquistado ao longo dos doze meses

bottom of page