top of page

CÃO DE GUARDA: O SEU PET TAMBÉM PODE TOMAR CONTA DA CASA


Os cães são grandes companheiros dos seres humanos. E essa “parceria” se estende também para o ambiente onde ele está, pois os cães ajudam a tomar conta da sua casa.

O que pouca gente sabe é que quase todas as raças podem ser treinadas para ficarem como cães de guarda, e também, ao contrário do que muitos pensam, esses animais não são ensinados a atacar (os cães de ataque normalmente são utilizados pela polícia): eles aprendem técnicas de não confrontação, como manter a guarda e latir para alertar perigo em potencial.

Nesse treinamento, há algumas raças, como Chow Chow, Pug, Sharpei, Doberman, Pinscher, Pastor Alemão e Akita com maiores taxas de sucesso. Se o seu cão não faz parte desse conjunto, verifique se ele possui características comportamentais de um cachorro de guarda.

Um cão pode ser treinado com qualquer idade, mas, quanto mais jovem ele for, melhor para o treinamento. Além disso, é mais adequado que um treinador profissional realize a formação, pois ele conhece melhor as técnicas de ensino. No entanto, o próprio dono pode preparar seu companheiro em casa para ter certas habilidades, como obediência e cautela. Confira alguns aspectos importantes no momento do treinamento:

– Obediência: um cão de guarda deve obedecer a cada orientação de seu mestre. Utilizando sinais de mão, ensine os comandos verbais, tais como sentar-se, abaixar e permanecer sentado. O animal deve estar ciente de não aceitar comandos de outras pessoas além de você.

– Socialização: é muito importante deixar seu cachorro interagir com outras pessoas. Esse exercício é fundamental, porque vai ajudá-lo a compreender e diferenciar as pessoas conhecidas das pessoas estranhas, que podem significar um risco.

– Latir: ensine seu cachorro a latir quando alguém se aproxima da casa e dê comandos para parar, indicando que a pessoa é um amigo. Por outro lado, quando um estranho se aproximar, permita que o cão lata até que peça para ele parar.

– Familiarização: um cão de guarda deve estar familiarizado com todos os membros da família, incluindo outros animais de estimação. Por isso, é necessário que adultos e crianças interajam com o cão, dando-lhe atenção e cuidado.

A dica mais importante é: seu cão de guarda não deve ser considerado diferente de um bichinho de estimação. Ele requer o mesmo tipo de atenção e amor dos membros da família.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FILMES DE NATAL PARA ASSISTIR COM OS PETS

Então é Natal! Chegou a data mais esperada do ano, quando o clima de fraternidade toma conta das ruas e as famílias se reúnem para agradecer e celebrar tudo que foi conquistado ao longo dos doze meses

Comments


bottom of page