Trata-se de uma enfermidade grave e, muitas vezes, fatal para o animal e o homem. É causada pela Leishmania, que é um protozoário presente na maior parte do planeta. Por isso, a doença já se constitui em sério problema de saúde pública e vem se intensificando nos centros urbanos devido aos desmatamentos e à migração das famílias.
É uma doença que pode afetar também animais silvestres, mas os cães são considerados o principal reservatório de infecção para o homem. A Leishmaniose é transmitida pela picada do mosquito flebótomo, já infectado com o protozoário. Ele também é conhecido pelo nome de mosquito palha.
É possível perceber a doença a partir das lesões de pele, acompanhadas de descamações. Mas outros sinais, também muito visíveis, chamam atenção como úlceras, apatia, redução do apetite, emagrecimento, dificuldade de locomoção e ainda o crescimento exagerado das unhas.
Em um estágio mais avançado, há o comprometimento do fígado, baço e dos rins, sendo o veterinário o único profissional habilitado ao diagnóstico preciso.
Comentarios