top of page

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO PRECISAM SER VACINADOS CONTRA GRIPE?


- Vovô, você é egoísta, hein? Vem tomar vacina e deixa o coitado do Zequinha lá. Se o “bicho” da gripe chegar na sua casa agora, vai pegar ele sozinho.

Dá pra imaginar como é que a fila ficou descontraída, né? O netinho de seis anos pensou, na verdade, em proteger o cachorrinho de estimação que ele aprendeu a gostar tanto como o avô. Mas o assunto, além de divertir as pessoas que ouviram a conversa, despertou curiosidade. Afinal, tem vacina para prevenir a gripe de cachorro?

Sim, ela existe e segundo recomendação dos veterinários, o melhor momento para imunizar os animais é de dois a três meses antes do inverno (fevereiro e março no Brasil), pois desta forma garante-se maior resposta imunológica durante a época mais fria do ano.

Isso não quer dizer, no entanto, que agora em maio já seja tarde demais. Em se tratando de gripe, prevenir é sempre melhor que remediar.

Ocorre que, diferentemente dos humanos, a vacina para os cães não é oferecida pela saúde pública o que significa que os donos precisam investir financeiramente na saúde de seus totós. Apesar disso, o custo da vacinação costuma ser bem menor que os gastos com medicamentos para que seu pet se recupere e fique saudável novamente.

O mesmo se aplica aos gatos, que também estão propensos às gripes, mas que fique bem claro que a vacinação não é garantia de que o animal não vá adoecer. Ainda que seja vacinado, proteja seu cão ou gato do frio, evite aglomerações durante o inverno, mantenha a alimentação e a hidratação em dia e deixe-o bem longe de quem está doente.

Importante: nunca dê medicamentos aos seus animais por conta própria. Para se ter ideia do tamanho do perigo uma simples Aspirina, comum no tratamento de gripe em humanos, pode ser fatal para os cães.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FILMES DE NATAL PARA ASSISTIR COM OS PETS

Então é Natal! Chegou a data mais esperada do ano, quando o clima de fraternidade toma conta das ruas e as famílias se reúnem para agradecer e celebrar tudo que foi conquistado ao longo dos doze meses

bottom of page