top of page

ALIMENTOS TÓXICOS PARA PETS: CUIDADO NA COZINHA!


Você é daquelas pessoas que adora dividir suas guloseimas com seu pet quando ele faz cara de pidão? Pois saiba que muito desses produtos que você come sem nenhum problema podem fazer muito mal para a saúde do seu bichinho. Para lhe ajudar a identificar quais alimentos que jamais devem ser oferecidos para seu pet, preparamos essa lista de alimentos tóxicos que devem passar longe do pratinho de comida do seu melhor amigo.

Confira abaixo e tire suas dúvidas!

Chocolate

O chocolate é um dos alimentos mais tóxicos existentes para o animal. O cacau, que é o principal ingrediente desses alimentos, é rico em teobromina, uma substância que os animais são incapazes de digerir. A consequência da ingestão e não digestão dessa substância é um acúmulo de seus níveis no organismo do animal, podendo causar vários danos físicos e neurológicos ao pet. Não existe limite seguro para a ingestão do chocolate por animais, já que basta um pedaço muito pequeno para que eles comecem a apresentar sintomas. E não se esqueça que, quanto mais amargo o chocolate for, mais perigoso ele pode ser considerado para o animal.

Balas e doces

Se não existe uma razão saudável para nós ingerirmos doces, porque valeria a pena para os animais consumirem alimentos ricos em açúcar? Assim como acontece no nosso organismo, os doces são alimentos ricos em calorias vazias, que podem oferecer nada mais do que calorias para o animal. A pior consequência da ingestão de doces por pets é que eles se acostumam com o sabor agradável do açúcar e se tornam mais seletivos em relação a sua própria alimentação, podendo até sofrer quadros de deficiência de vitaminas e minerais.

Carambola

Nunca ofereça carambola ao seu pet. Essa fruta é rica em um composto chamado ácido oxálico, que podem não ser filtradas corretamente pelos rins do animal, causando intoxicação e, até mesmo, a morte.

Cebola e alimentos acebolados

A cebola é outro alimento rico em uma substância tóxica para qualquer tipo de animal. O n-propildisulfito é um composto que pode intoxicar o animal e causar sérios casos de anemia em todos os tipos de pets. Os gatos são os que mais sofrem com as consequências da ingestão de cebola e alimentos temperados com esse produto, por isso fique atento ao o que seu pet está comendo a qualquer hora do dia.

Uvas

Alguns relatos na literatura da medicina veterinária afirmam que cães e outros animais sofrem sintomas similares ao de falência renal aguda após a ingestão de uvas ou uvas passas. Apesar de não conseguirem detectar qual a característica da uva causa esses sintomas nos animais, acredita-se que é necessário evitar qualquer contato de seu pet com esses alimentos e seus derivados.

Café

O café é um alimento altamente estimulante e prejudicial a saúde do pet. Esse alimento contém compostos alcalóides que são considerados neurotóxicos para a grande maioria dos animais. Além disso a ingestão de cafeína pode causar alterações cardíacas desnecessárias no seu bichinho.

Pimentas

As pimentas são alimentos extremamente perigosos para os animais. A capsaicina, que é a substância que causa o ardor encontrado nesses alimentos, é capaz de aumentar o risco de úlceras e gastrites no pet, afetando sua nutrição e digestão.

Esses são os principais alimentos que não devem ser oferecidos ou adicionados na comida do seu pet. Por via das dúvidas, ofereça ao seu bicho de estimação somente a ração ou os produtos autorizados pelo veterinário responsável pela saúde do pet, evitando desencadear quadros alérgicos ou tóxicos no seu melhor amigo.

 

Para saber mais sobre a alimentação dos pets:

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FILMES DE NATAL PARA ASSISTIR COM OS PETS

Então é Natal! Chegou a data mais esperada do ano, quando o clima de fraternidade toma conta das ruas e as famílias se reúnem para agradecer e celebrar tudo que foi conquistado ao longo dos doze meses

bottom of page