Se você tem cachorro ou gato de estimação há mais tempo então sabe que no mês de agosto, aqui no Brasil, sempre acontece a Campanha de Vacinação Antirrábica, promovida em parceria do Ministério da Saúde com as prefeituras municipais.
Ocorre que, para surpresa geral, agora em 2014 o governo federal suspendeu a cobertura vacinal e a notícia pegou todo mundo de surpresa. Já houve manifestações em vários pontos do país, mas a decisão governamental prevalece.
A justificativa para tal medida é a falta do produto no mercado. As empresas responsáveis pela fabricação das vacinas informaram a incapacidade de atender a grande demanda nacional.
Sem meios de conseguir todas as doses o governo foi obrigado a priorizar o atendimento e, neste ano, somente vai realizar campanhas de vacinação no estado do Amazonas e na fronteira do Paraguai e da Bolívia, que são áreas mais propensas à raiva animal.
Na maior parte do país a doença está sob controle, motivo pelo qual os donos de cães e gatos não devem se apavorar. Mas o aconselhamento dos especialistas é que eles assumam o gasto extra e contratem a vacinação particular, afinal prevenir é sempre melhor que remediar.
E o melhor disso é que, ao contrário de outras vacinas, a que previne a raiva é de baixo custo, portanto, vale à pena investir na saúde dos seus animais. Não se esqueça de levar o Cartão de Vacina, pois é importante mantê-lo atualizado para controle.
Se tudo correr bem, como prevê o governo federal, em 2015 a campanha nacional será reativada e ninguém mais terá que tirar dinheiro do bolso para comprar a dose.
Nunca é demais lembrar que a raiva animal é uma doença provocada por vírus, caracterizada por sintomatologia nervosa que acomete animais e seres humanos.
Ela é transmitida por cão, gato, rato, bovino, equino, suíno, macaco, morcego e animais silvestres, através da mordedura ou lambedura da mucosa ou da pele lesionada por animais raivosos.
Na maior parte do mundo, os animais silvestres são reservatório primário para a raiva, mas os animais domésticos de estimação são as principais fontes de transmissão para os seres humanos. Portanto, fique sempre alerta mantendo seus amigos saudáveis. Vacina neles!
Comments