É sempre assim: antes da contagem regressiva do novo ano fazemos muitos projetos e promessas, na expectativa de que a vida seja mesmo um mar de rosas. Muitas vezes, o entusiasmo é tão grande que propomos metas inalcançáveis e depois de algum tempo ficamos frustrados.
Para que isso não aconteça com você, os especialistas em comportamento sugerem que, ao invés de uma lista com 10 itens, tenhamos objetivos mais claros que podem perfeitamente ser um de cada vez. Assim, as chances do projeto sair do papel aumentam muito e o nosso entusiasmo fortalecerá a confiança e a vontade de enfrentar o próximo desafio.
Agora, se você tem um animal de estimação em casa não se esqueça de incluí-lo nos planos para o novo ano, que promete muitas emoções.
Veja bem: alimentar o animal nos horários corretos, trocar sempre a água, levá-lo a um veterinário a cada seis meses e tomar outros cuidados para que ele tenha saúde, são deveres de quem adotou um totó ou um bichano.
A diferença está na atenção e no carinho que se dá a eles, por isso reunimos aqui algumas dicas dos especialistas que, como nós, estão na torcida para que você siga à risca:
Converse com seu animal de estimação todos os dias, mesmo quando não tiver tempo;
Sempre que puder dê uma volta com ele, o passeio fará bem a vocês dois;
Fique ligado nas novidades do mundo pet, pois o conhecimento nunca é demais. Aqui no site da Granvita você tem sempre a oportunidade de aprender muito;
Não espere as datas oficiais para comprar um presente para o seu animal de estimação. Ele também adora uma boa surpresa e sabe que isso quebra a rotina;
Se você tem crianças em casa e comemora o aniversário delas, crie uma data também para festejar o “niver” do seu pet. Ele pode não entender nada mas, com certeza, as crianças vão amar e, assim, seu animal também ficará feliz;
Ao longo do ano, tire muitas fotografias dele pois guardar essas boas recordações tornam a vida da gente melhor;
Nunca desconte a sua raiva do mundo, mesmo que seja passageira, no seu animal. O coitado não tem culpa de nada e vai sofrer à toa;
Se em algum momento você estiver indeciso ou decepcionado com alguma coisa, olhe intensamente para o seu animal de estimação e sinta-se aconselhado. Podem até dizer que é coisa de maluco, mas a vida não pode ser levada tão a sério e, na pior das hipóteses, no tempo em que você estiver olhando bem para o seu “amigão” os maus sentimentos vão perdendo a força.
Que por todos os novos anos você nunca se esqueça que os animais são seres como nós. Sentem dores, têm sentimentos e para se sentir felizes ao nosso lado precisam de carinho, até mesmo para manter a autoestima. Feliz Ano Novo!
Comments