top of page

6 DICAS PARA ELIMINAR PULGAS E CARRAPATOS



Cães e gatos podem pegar pulgas e carrapatos de diversas maneiras, até porque carrapatos sobrevivem durante muito tempo sem um hospedeiro e podem percorrer uma boa distância à procura de um novo. Os pets podem se tornar hospedeiros através do contato com o cachorro da casa ao lado que carregava os parasitas, pelo jardim da casa, no passeio pela rua ou no hotelzinho que ficaram quando os donos foram viajar.

E, uma vez que são levados para dentro de casa, esses parasitas se reproduzem rapidamente e podem causar uma infestação. As pulgas e carrapatos não permanecem apenas no cachorro, eles costumam se esconder pela casa também.

Existem várias doenças transmitidas por eles que podem infectar tanto os animais quanto as pessoas. As mais comuns são a doença da arranhadura do gato, transmitida pela bactéria Bartonella, presente na pulga e que também pode infectar o homem, causando febre e anemia; e a doença do carrapato, que pode deixar o animal triste, com febre e causar perda de peso.

Por isso, ficar livre desses parasitas é de extrema importância não só para o conforto do animal quanto para a saúde da casa, e apenas aplicar produtos antipulgas e carrapatos no animal não é o suficiente.

Confira a seguir algumas dicas para eliminar de vez esses parasitas da sua casa:

Descubra o melhor antipulgas e carrapatos para seu pet

Existem diversos tipos do produto: sabonetes que os eliminam durante o banho, pipetas, comprimidos e sprays. Converse com o veterinário para se certificar da dosagem e qual é a melhor forma para ser aplicada no seu animal.

Diminua a área de circulação do animal

As pulgas e carrapatos procuram ficar próximos dos pets, definir apenas um cômodo para ele faz com que a maior parte desses parasitas fique concentrada nesse lugar e as chances do pet levar a infestação para o restante da casa ficam menores. Preocupe-se também em diminuir o contato do seu bichinho com outros animais.

Limpe a casa com frequência

Esses animais costumam se esconder por toda a casa, principalmente em locais escuros e quentes, como as caminhas dos pets, cantos dos móveis, atrás dos quadros e em cobertores e tapetes. Por isso, lave com água quente os itens com os quais o cachorro ou o gato tiver mais contato, já que podem existir ovos nesses locais. Uma ótima forma para limpar a casa retirando esses parasitas é passar o aspirador de pó.

Administre pesticida por toda a casa

É importante que o animal não esteja no ambiente durante a aplicação e só retorne quando o chão tiver secado naturalmente e a casa não esteja mais com o cheiro do produto. Administrar o pesticida é necessário para eliminar as pulgas e carrapatos que não estejam no animal e os ovos colocados por eles.

Tome cuidado com os remédios alternativos

Caso você seja contra o uso de produtos pesticidas na sua casa ou a administração de remédios para o seu animalzinho, existem alternativas naturais que podem auxiliar na eliminação dessas pragas. Entretanto, muitas dessas receitas divulgadas na internet não possuem eficácia comprovada e podem até fazer mal ao seu pet. Por isso, sempre converse com o veterinário primeiro.

Previna possíveis novas infestações

Existem produtos como coleiras repelentes, que impedem essas pragas de parasitarem o cachorro. Fique atento caso o seu cão ou gato comece a se coçar e faça o controle mensal com produtos antipulgas e carrapatos.

Já passou por alguma infestação de pulgas e carrapatos? Seu animalzinho já teve alguma das doenças citadas? Compartilhe conosco através dos comentários o que aconteceu e como você solucionou a situação!

 

Aprenda mais sobre a saúde canina:


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FILMES DE NATAL PARA ASSISTIR COM OS PETS

Então é Natal! Chegou a data mais esperada do ano, quando o clima de fraternidade toma conta das ruas e as famílias se reúnem para agradecer e celebrar tudo que foi conquistado ao longo dos doze meses

bottom of page