top of page

4 CUIDADOS QUE VOCÊ PRECISA TER COM SEUS PETS

Nossos pets são como nós, para estarem felizes e saudáveis é preciso alguns cuidados. A maior parte desses cuidados são básicos, basta colocar em prática com os nossos pets os mesmos que temos com a nossa própria saúde, tudo na devida proporção, é claro. De levá-lo ao veterinário à sua higiene diária, cães e gatos precisam de amor, carinho, atenção e uma vida saudável!

Fizemos uma listinha para te ajudar no controle da saúde e dos cuidados com o seu pet. Caneta e papel nas mãos, vamos lá?

Aprenda tudo sobre a raça do seu pet

As raças possuem diferentes características. Personalidade, comportamento e temperamento são alguns fatores que devemos levar em conta na hora de cuidar dos nossos pets. Pegando um exemplo no mundo canino, os cães da raça Pug não são grandes atletas, pois nessa raça o focinho é curto e o prejudica a fazer exercícios físicos. Portanto, o dono precisa sempre prestar atenção na alimentação do seu cãozinho, pois a obesidade nos “Pugs” é uma coisa comum.

Dito isso, aprender sobre as raças do seu pet é um dever que vai ajudar você e ele!

Alimentação

Assim como nós, os animais precisam de alimentação específica para cada etapa da vida. A alimentação correta vai garantir equilíbrio à saúde do seu pet.

Para saber a quantidade exata de ração para eles, deve-se levar em conta a raça e o porte do seu pet. Para os filhotes, a alimentação é específica e equilibrada. A quantidade de ração é sempre calculada, e nos primeiros meses você deve dividir essa quantidade em várias porções para servi-lo durante todo o dia. A medida que ele for crescendo o intervalo de tempo entre uma alimentação e outra pode aumentar, chegando à duas ou três refeições ao dia. Se a ração escolhida para o seu pet for de boa qualidade, você não precisa dar nenhum outro alimento. Comida caseira e doces estão fora de cogitação.

Já a água deve ser servida em abundância. Nossos pets costumam tomar muita água. No caso dos gatos, é sempre bom deixar recipientes com água em toda a casa, pois sua ingestão de água é mais importante e eles costumam gostar dela mais fresca.

Hora do banho

Banhos são muito importantes para os pets e para nós, afinal a higiene deles é também a nossa. Utilize utensílios específicos para cada pet, é importante cada um ter sua própria escova, toalha e outros objetos. A frequência dos banhos é um detalhe a ser estudado. Deve-se levar em conta a raça: alguns pets precisam de banhos semanais, outros mensais. A não ser em casos de tratamentos específicos, nunca dê mais de um banho por semana no seu pet, pois pode ressecar a pele e o pelo e deixá-lo doente.

No caso de filhotes, os cuidados são redobrados. Existem lugares especializados em banhos de filhotes, e é sempre recomendado levá-los a um veterinário. E se optar por você mesmo dar banho nele, muito cuidado com as orelhas. Coloque sempre algodão para que não entre nada nelas. Certifique que a água esteja em uma temperatura morna, mais para fria. Após o banho, seque bem o filhote.

Você pode optar também pelo banho seco, onde os pelos e a pele são limpos com produtos especiais.

Veterinário

Ter um “médico” de confiança é essencial. Procure um veterinário que você e seu pet se adaptem bem e que você tenha liberdade para tirar todas as dúvidas.

Procure marcar consultas de tempos em tempos, criando uma rotina. Essa rotina é importante porque pode prevenir doenças, verificar a saúde corporal e mental do seu pet e fazer a manutenção das vacinas. Lembre-se que você pode e deve sempre consultar um veterinário na hora de escolher bons vermífugos para combater os parasitas intestinais, assim como saber quais remédios são corretos para tratar parasitas externos como pulgas e carrapatos.

Anotaram as dicas? Então compartilhe conosco se você já toma esses cuidados com o seu pet e se tem outros para contar pra gente!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FILMES DE NATAL PARA ASSISTIR COM OS PETS

Então é Natal! Chegou a data mais esperada do ano, quando o clima de fraternidade toma conta das ruas e as famílias se reúnem para agradecer e celebrar tudo que foi conquistado ao longo dos doze meses

Comments


bottom of page