Ter um animal de estimação em casa, principalmente um cachorro, é alegria constante e de todos. No entanto, muitas famílias têm dificuldade para escolher o nome apropriado e acabam se precipitando. Quando o arrependimento vem, é tarde demais.
Você já pensou nisso? Conhece alguma estratégia para escolher o nome ideal para ele? Saiba que essa escolha é uma responsabilidade enorme porque está cientificamente comprovado que uma das formas mais eficientes de estabelecer boa comunicação com ele é a partir do nome.
A escolha diz muito sobre o que você pensa do animal, por isso é uma decisão que precisa ser tomada cuidadosamente. A seguir, as nossas dicas para uma escolha feliz:
Avalie a raça
Uma boa escolha pode começar a partir da avaliação da raça do seu animal de estimação. Leia tudo sobre o assunto, talvez a ideia surja exatamente daí.
Traço de caráter
Observe seu animal para identificar algum traço marcante, assim o nome pode ser dado a partir dessa característica. Ele é carinhoso? Pula demais? Se correr muito rápido pode até ser chamado de Ligeirinho.
Nome famoso?
Pode ser uma boa opção. Você pode chamá-lo igualzinho aos animais das grandes produções cinematográficas. Nunca se sabe, ele pode crescer e ficar famoso também.
Escolha discreta
Reflita bem para não escolher um nome que seja vergonhoso de ser repetido na frente de crianças e idosos. Para uns, certos nomes são engraçados mas, para outros, são interpretados como inofensivos.
Nome de alguém da família não
Nem por brincadeira pense na possibilidade de dar ao seu cãozinho o nome de algum parente. A intenção pode ser das melhores, mas você vai correr um risco danado de ofender alguém. Sua sogra pode ser a primeira a não gostar da associação.
O alfabeto conta muito
Um bom nome conta com aquilo que chamamos de consoantes duras tais como K, T, M ou S. Os animais identificam melhor essas letras do alfabeto. Alguns especialistas também recomendam nomes terminados em Y ou IE. Por outro lado, fuja daqueles que rimam com ‘não’ para evitar confundir seu animal.
Nome curto
Essa dica é muito especial porque, de fato, os cães respondem melhor a pequenos nomes. Fuja de situações como daquele dono egocêntrico, que adorava corrida de cavalos e resolveu batizar seu totó com o desastroso “Corrida Miles”.
Pense no apelido também
De um modo geral as pessoas têm forte tendência aos apelidos. Por isso na hora de selecionar o nome do seu pet, pense na possibilidade de um apelido correspondente. Se não gostar, mude.
Pesquise
Não tenha vergonha de invadir a internet em busca de sugestões. Milhões de pessoas agem assim e quase sempre ficam satisfeitas com os resultados.
Negócio familiar
Faça da escolha do nome um negócio realmente familiar, pedindo a opinião de todos. Assim, eles serão obrigados a pensar ao mesmo tempo e daí pode sair a solução.
Comentarios