top of page

É VERDADE QUE OS CÃES SABEM QUANDO OS DONOS ESTÃO CHEGANDO?


Uma frase muito comum de quem tem um cão em casa é: "Ele sabe exatamente a hora que vou chegar do trabalho. Já fica na porta me esperando.” Por mais exageradas que essas palavras possam parecer, a ideia de que o cachorro sabe a hora que o dono está chegando é verdadeira e acontece com qualquer raça.

Não se trata de nenhum pressentimento ou bola de cristal, mas de características tipicamente caninas que os diferem de outros seres, ou seja, sentidos como o olfato e a audição bem desenvolvidos e o condicionamento do animal. Segundo especialistas, o olfato de um cão é muito mais refinado que o do homem. 

Enquanto nós temos, em média, cinco milhões de células olfativas (receptoras de odores), algumas raças, como a dos farejadores, podem ter 220 milhões. Além disso, a área no cérebro dos cães destinada a perceber os cheiros é cerca de 40 vezes maior que a nossa, proporcionalmente.

A audição dos cães também é bastante superior à do homem. Acredita-se que ela seja dez vezes mais sensível que a nossa, com capacidade de captar sons quatro vezes mais distantes e detectar a origem do som em apenas seis centésimos de segundo.

Além da anatomia, outro fator que contribui para que o cão saiba que seu dono ou qualquer outra pessoa está chegando é o condicionamento animal. Ou seja, se a pessoa costuma chegar sempre no mesmo horário em casa, é natural que o cachorro identifique esse comportamento e passe a esperá-la.

Isso costuma acontecer também na hora das refeições. Não importa se é feriado ou domingo, o cãozinho estará lá sempre no horário te esperando.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CÁLCULOS URINÁRIOS EM GATOS: COMO PREVENIR?

Quem tem um bichano em casa sabe bem que, normalmente, ele não é muito fã de água e, por isso, ingere pouca quantidade ao longo do dia. Esse hábito adquirido dos seus ancestrais - que não bebiam água

DERMATITE PSICOGÊNICA: COMO PROTEGER O SEU GATO?

Dermatite Psicogênica, popularmente conhecida como Dermatite por Lambedura, é um problema de pele bastante comum nos gatos, geralmente causado por estresse, que leva o animal a se lamber excessivament

bottom of page