Uma frase muito comum de quem tem um cão em casa é: "Ele sabe exatamente a hora que vou chegar do trabalho. Já fica na porta me esperando.” Por mais exageradas que essas palavras possam parecer, a ideia de que o cachorro sabe a hora que o dono está chegando é verdadeira e acontece com qualquer raça.
Não se trata de nenhum pressentimento ou bola de cristal, mas de características tipicamente caninas que os diferem de outros seres, ou seja, sentidos como o olfato e a audição bem desenvolvidos e o condicionamento do animal. Segundo especialistas, o olfato de um cão é muito mais refinado que o do homem.
Enquanto nós temos, em média, cinco milhões de células olfativas (receptoras de odores), algumas raças, como a dos farejadores, podem ter 220 milhões. Além disso, a área no cérebro dos cães destinada a perceber os cheiros é cerca de 40 vezes maior que a nossa, proporcionalmente.
A audição dos cães também é bastante superior à do homem. Acredita-se que ela seja dez vezes mais sensível que a nossa, com capacidade de captar sons quatro vezes mais distantes e detectar a origem do som em apenas seis centésimos de segundo.
Além da anatomia, outro fator que contribui para que o cão saiba que seu dono ou qualquer outra pessoa está chegando é o condicionamento animal. Ou seja, se a pessoa costuma chegar sempre no mesmo horário em casa, é natural que o cachorro identifique esse comportamento e passe a esperá-la.
Isso costuma acontecer também na hora das refeições. Não importa se é feriado ou domingo, o cãozinho estará lá sempre no horário te esperando.
Opmerkingen